início do conteúdo

Extensão 2018

Projetos aprovados - Edital nº031/2018/REITORIA/PROEX

1 - Ensino de Ciências Naturais e Humanas para os Povos Indígenas
COORDENADOR
Francisco Américo da Silva

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Fausto Jacomim
Magno Lopes Ribeiro
Daniel Ricardo da Silva Sena

BOLSISTA
Gabriel Moura Vieira

Período de Vigência do Projeto: junho a dezembro de 2018

Resumo:O objetivo deste trabalho, é proporcionar a aplicação do Guia educacional, intitulado Ensino de Ciências Naturais e Humanas para os Povos Indígenas, durante o ano letivo de 2018 na Escola Estadual Indígena Jula Paré localizada no município de Barra do Bugres MT e nas dependências do IFMT Campus Avançado de Tangará da Serra, contribuindo com a formação de Professores Indígenas em Ciências Matemáticas e da Natureza e áreas afins. O produto educacional ofertado, terá carga horária de 60 horas, integralmente utilizadas para o desenvolvimento da proposta. A carga horária será dividida em quatro etapas distribuídas durante o período de 18/06 a 18/12/2018. O produto educacional será dividido em quatro capítulos, I Temperatura do ar, II Umidade Relativa do Ar, III Precipitação e IV Radiação Solar, trata-se das variáveis climatológicas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais e da cultura indígena.

Acesse aqui o relatório final!

2 - Preparatório ENEM 2018: Redação/Matemática
COORDENADOR
Jessé Garcia de Faria

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Kleverson Rayzel Gonçalves
Maria Cleunice Fantinati da Silva
Pamela Lorena Calente Mattos Lins

BOLSISTA
Luana Gabriely de Almeida Campos

Período de Vigência do Projeto: junho de 2018 a janeiro de 2019

Resumo:O projeto Preparatório - ENEM 2018 Redação/Matemática trata-se de um de projeto de extensão, cujo objetivo é ampliar o ensino da redação e matemática para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/2018) e vestibulares. O público alvo do projeto é alunos matriculados nos terceiros anos do ensino médio da rede do IFMT- campus avançado Tangará da Serra e alunos egressos que não obtiveram aprovação no ENEM/2018. O trabalho envolverá servidores e discentes do IFMT e acadêmicos de outras instituições de ensino superior que contribuirão no processo preparatório dos alunos cursistas possibilitando-lhes a inclusão social, e uma revisão de conteúdos em relação às disciplinas de língua portuguesa e matemática do ensino médio. Participarão do projeto alunos do segundo do ensino médio do campus ano que atuarão como monitores voluntários auxiliando professores da área de linguagem e matemática. Os resultados almejados visam a melhoria na produção dos gêneros discursivos e resolução dos conteúdos de matemática. Também a administração do tempo para a produção de textos em provas e concursos e o desenvolvimento da segurança e autoconfiança e do aluno como autores de seus textos. Trata-se de uma proposta de integração entre ensino-extensão.

Acesse aqui o relatório final!

3 - IFeducATIVO - Preparatório/2018
COORDENADORA
Maria Cleunice Fantinati da Silva

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Jessé Garcia de Faria
Pamela Lorena Calente Mattos Lins
Kleverson Rayzel Gonçalves
Brísida Regina de Almeida Alcântara

BOLSISTA
Cristiano Roberto Pires Piccini

Período de vigência do projeto: junho a dezembro de 2018

Resumo: O projeto de extensão IFeducATIVO – Preparatório / 2018 ofertará curso de língua portuguesa e matemática para alunos do 9º ano de escolas públicas do município de Tangará da Serra. Tem por objetivo promover o acesso dos alunos concluintes do Ensino Fundamental aos cursos ofertados no IFMT-2019/1, deste modo, possibilitando a comunidade externa conhecer a instituição quanto a sua missão, visão e valores. O projeto promoverá aulas de língua portuguesa e matemática em encontros semanais. A metodologia seguirá o modelo de cursinho pré-vestibular, ou seja, revisão dos conteúdos estudados durante o ensino fundamental. As aulas serão expositivas, podendo haver palestras e sessões de vídeos. A avaliação será através de aplicação de atividades e simulados elaborados a partir de questões extraídas de provas realizadas anteriormente pelo IFMT. O trabalho envolverá servidores, discentes do IFMT e acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso que contribuirão no processo preparatório dos alunos cursistas possibilitando-lhes a inclusão social, o nivelamento em relação às disciplinas de língua portuguesa e matemática. Trata-se de uma proposta de indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão que visa atender a demanda local, pois nas edições anteriores o projeto se destacou possibilitando a população em geral conhecer e reconhecer o IFMT- como uma instituição comprometida com ensino de qualidade.

Acesse aqui o relatório final!

4 - Redação - ENEM 2018
COORDENADORA
Pamela Lorena Calente Mattos Lins

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Maria Cleunice Fantinati da Silva
Rodrigo Augusto Leão Camilo
Jean-Claude Rodrigues da Fonseca

BOLSISTA
Évellyn Andrade de Carvalho

Período de vigência do projeto: junho a dezembro de 2018

Resumo:O projeto de extensão Redação – ENEM-2018 tem como objetivo ofertar curso de redação com intuito de melhorar o desempenho dos alunos que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM-2018) ou vestibulares. Os procedimentos metodológicos para a produção textual. Em seguida a parte prática será destinada a produção das redações, correção e refacção dos textos. O público alvo do projeto será alunos concluintes ou que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino. O projeto envolverá servidores e discentes do IFMT- campus avançado Tangará da Serra e acadêmicos do curso de Letras da Unemat, que contribuirão no processo preparatório dos alunos cursistas possibilitando-lhes a inclusão social, e uma revisão de conteúdos em relação às disciplinas de língua portuguesa. Os resultados almejados visam atender as competências e habilidades exigidas no Edital ENEM -2018 no que se refere à redação, interpretação e conhecimento da norma culta da língua portuguesa para a obtenção de boas notas na redação. As aulas serão ministradas nas sextasfeiras no período vespertino, as quartas-feiras, também no período vespertino com reuniões para planejamentos e correções das atividades realizadas pelos alunos. O projeto visa atender os objetivos do edital 031/2018- IFMT/PROEX, pois dentre outros busca promover o envolvimento e a cooperação de servidores e estudantes em atividades de extensão, fortalecendo a integração do IFMT com a sociedade. Os resultados do projeto serão divulgados na mídia e também apresentados em eventos nos campi do IFMT e outras instituições de ensino com o objetivo de publicação.

Acesse aqui o relatório final!

Projetos aprovados - Edital nº084/2018

1 - Leitura, interpretação, música & redação ENEM 2018 para reeducandas da cadeia pública de Tangará da Serra

COORDENADORA
Maria Cleunice Fantinati da Silva

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Michael Alves de Almeida

Período de vigência do projeto: outubro a dezembro de 2018

Resumo: O projetode extensão LEITURA, INTERPRETAÇÃO, MÚSICA  & REDAÇÃO ENEM 2018 PARA REEDUCANDAS DA CADEIA PÚBLICA DE TANGARÁ DA SERRA. tem comoobjetivo ofertar curso de redação com intuito de melhorar o desempenho e oportunizar acesso à educação às reeducandas que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM-2018) ou vestibulares. Os procedimentos metodológicos para a produção textual seguem o seguinte roteiro: discutir a importância da redação do Enem, as cinco competências exigidas, revisão gramatical, elementos da textualidade, compreensão e interpretação de textos, a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Em seguida a parte prática será destinada a produção das redações, correção e refacção dos textos.  Também será desenvolvidas atividades relacionadas à música pelo professor de artes do campus.  O público alvo do projeto serão reeducandas concluintes ou que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino. O projeto envolverá servidores, discentes do IFMT- campus avançado Tangará da Serra e acadêmicos do curso de Licenciaturas em Letras da UNEMAT- Tangará da Serra, que contribuirão no processo preparatório das alunas cursistas possibilitando-lhes a inclusão social, e uma revisão de conteúdos em relação às disciplinas de Língua Portuguesa. Os resultados almejados visam atender as competências e habilidades exigidas no Edital ENEM -2018 no que se refere à redação, interpreta ção e conhecimento da norma culta da língua portuguesa para a obtenção de boas notas na redação.  O minicurso será ministrado nos dias 30 de outubro, 06, 13, 27 e 4 de novembro de 2018, no período vespertino com reuniões para planejamentos e correções das atividades realizadas pelas alunas.  O projeto visa atender os objetivos do edital de Fluxo contínuo, pois dentre outros busca promover o envolvimento e a cooperação de servidores e estudantes em atividades de extensão, fortalecendo a integração do IFMT com a sociedade. Deste modo, oportunizando maior democratização do saber e fortalecendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Acesse aqui o relatório final!

2 - Organização e Desenvolvimento de Manuais de Integração do Colaborador

COORDENADORA
Katia Valeria Alves de Lima

Período de vigência do projeto: outubro a dezembro de 2018

Resumo: Este projeto visa atender a necessidade de promover o confronto entre teoria e prática de aprendizagem, desta forma trabalhar o diagnóstico organizacional e contribuir com ferramentas de gestão desenvolvidas em ambiente escolar  se torna um importante veículo de conhecimento, além de proporcionar a interação entre o empresariado local e a instituição de ensino. Neste sentido apresenta-se o Manual do Colaborador como um recurso da gestão de empresas que proporciona comunicação, informação e organização, além de ser um veículo capaz de auxiliar no processo de integração de funcionários na empresa, complementando os esforços do departamento de Gestão de Pessoas na informação das rotinas e normas. O Manual atua como um recurso dinâmico de informações de interesse da comunidade organizativa, e envolve tanto gestores quanto colaboradores, supre a necessidade de comunicação e ajuda na aproximação das pessoas. A implantação do uso de um sistema de manuais, além de cumprir com o objetivo original, de fazer integração, é capaz de proporcionar momentos de aprendizado da organização. A informação orientada para o público interno, de forma descontraída e harmônica favorece o início da vida profissional na empresa. Trata-se de uma importante ferramenta de regulamento interno. O projeto consiste em capacitar e envolver alunos dos cursos de Recursos Humanos do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra. Para a realização, a equipe executora do projeto será composta de estudantes da disciplina de Organização, Sistemas e Métodos do IFMT, enfatizando a presença maior dos alunos do Curso Superior de Tecnólogo em Recursos Humanos e uma professora da área de Administração.

Acesse aqui o relatório final!

PROJETOS APROVADOS - Chamada Pública nº 002/2018 - V Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT - Edital de Extensão

1 - MULHER CATADORA: Olhar Transformador

COORDENADORA
Pamela Lorena Calente Mattos Lins

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Brísida Regina de Almeida Alcântara
Maria Cleunice Fantinati da Silva

Resumo: O projeto de extensão Mulher Catadora: Olhar transformador ofertou cursos de qualificação com o objetivo de atender mulheres em risco de vulnerabilidade social e promoveu o desenvolvimento educacional, social e econômico das mulheres catadoras de matérias recicláveis e suas famílias. Ainda, promoveu debates acerca das questões de gênero, a fim de fortalecer a autonomia com vista no empoderamento das mulheres de acordo com as propostas do edital Teresa de Benguela - IFMT, nº63/2017. O projeto buscou cooperação com a COOPERTAN – Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra e UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso para ofertar curso de alfabetização e formação básica de língua portuguesa, relação interpessoal, segurança do trabalho, além de oficinas de artesanato com papel e palestra sobre a saúde da mulher, violência doméstica, cuidados com alimentação, motivação e autoestima. A metodologia do projeto foi delineada com o objetivo de promover a inclusão socioeducativa e socioprodutiva das catadoras de materiais recicláveis da COOPERTAN. Para isso, o projeto foi dividido em quatro etapas: a) Identificação, cadastramento, sensibilização e mobilização das catadoras. b) Organização das turmas para o curso de acordo com o grau de escolaridade. c) Início e desenvolvimento dos cursos. d) encerramento e certificação. Neste sentido, o Projeto de extensão – Mulher catadora: Olhar transformador possibilitou a inclusão das mulheres catadoras da COOPERTAN com o meio educacional oportunizando maior democratização do saber, fortalecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para atendimentos a demandas sociais. 

Acesse aqui o relatório final!

2 - IFeducATIVO - Preparatório/2018

COORDENADORA
Maria Cleunice Fantinati da Silva

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Brísida Regina de Almeida Alcântara
Cláudio Márcio da Silva
Dayane Gracielle Galeano Lima
Kleverson Rayzel Gonçalves

Resumo: O projeto de extensão IFeducATIVO – Preparatório / 2018 ofertará curso de língua portuguesa e matemática para alunos do 9º ano de escolas públicas do município de Tangará da Serra. Tem por objetivo promover o acesso dos alunos concluintes do Ensino Fundamental aos cursos ofertados no IFMT-2019/1, deste modo, possibilitando a comunidade externa conhecer a instituição quanto a sua missão, visão e valores. O projeto promoverá aulas de língua portuguesa e matemática em encontros semanais. A metodologia seguirá o modelo de cursinho pré-vestibular, ou seja, revisão dos conteúdos estudados durante o ensino fundamental. As aulas serão expositivas, podendo haver palestras e sessões de vídeos. A avaliação será através de aplicação de atividades e simulados elaborados a partir de questões extraídas de provas realizadas anteriormentepelo IFMT. O trabalho envolverá servidores, discentes do IFMT e acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso que contribuirão no processo preparatório dos alunos cursistas possibilitando-lhes a inclusão social, o nivelamento em relação às disciplinas de língua portuguesa e matemática. Trata-se de uma proposta de indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão que visa atender a demanda local, pois nas edições anteriores o projeto se destacou possibilitando a população em geral conhecer e reconhecer o IFMT- como uma instituição comprometida com ensino de qualidade.

Acesse aqui o relatório final!

PROJETOS APROVADOS - EDITAL Nº 017/2018

1 - 2º CIRCUITO DE ARTE E CULTURA DO IFMT CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

COORDENADOR
Michael Alves de Almeida

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Adilson Vagner de Oliveira
Cleiton Anderson Profilio
Donizeti Ferreira Barbosa Junior
Erica Baleroni Pacheco
Fernando Parra dos Anjos Lima
Jean-Claude Rodrigues da Fonseca
Magno Lopes Ribeiro
Michelle Fernanda Martin
Wilian Geovani Fiirst

Resumo: Na última década do século XX e as perspectivas a partir das reflexões das duas primeiras décadas do século XXI, das sociedades contemporâneas, vem requerendo conhecimentos e reflexões ampliadas, afim de caminhar em uma constante evolução que nos últimos 30 anos está acontecendo no Brasil. Os avanços tecnológicos, a ampliação das pesquisas ambientais, educacionais, artísticas e culturais, exige dos atores sociais, a necessidade da ampliação dos conhecimentos, técnicas difundidas e demais habilidades, aliadas as novas tecnologias. No IFMT Campus Avançado Tangará da Serra, a música popular e as danças são práticas socializadas através de aulas diárias e projetos de extensão. Após o 1º Circuito de Arte e Cultura as produções cênicas ganharam força e espaços nas demais ações do campus. A participação e contribuição dos profissionais da área de literatura, vem contribuindo significativamente para tamanho avanço. As práticas de ensino de música, dança e agora cênica inseridas no contexto escolar do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra, estão fortalecendo o crescimento intelectual, cultural e principalmente contribuindo para uma formação humana, cidadã, tendo em vista as vastas pesquisas sobre a globalização e a era das tecnologias vem evoluindo cada vez mais. Portanto, pretendemos com o 2º Circuito de Arte e Cultura do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra, difundir e estender as práticas e ações referente a arte e cultura no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra, proporcionando aos participantes desse evento vivências artísticas culturais no âmbito da educação básica, técnica, superior e tecnológica. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2018, das 14h00min às 22h40min. O público-alvo são alunos e profissionais da educação básica de Tangará da Serra. Esperamos nesta segunda edição a participação de aproximadamente 600 pessoas, nas 06 oficinas a serem ofertadas, além das apresentações artísticas que acontecerão no período noturno. Por fim, aguardamos que a ampliação dos conhecimentos artísticos e difusão das produções artísticas no âmbito da educação, sejam propagadas através deste evento.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado Tangará da Serra

Rua José de Oliveira (28), 980 N - Bairro: Vila Horizonte - CEP: 78302-116

Telefone: (65) 3311-8500

Tangará da Serra/MT