início do conteúdo

Projetos de Pesquisa 2019

Projetos Aprovados - Edital de Registro - Livre Iniciativa

1 - Automação residencial utilizando ANDROID e ARDUÍNO

2 - E-Democracy - Um estudo sobre os efeitos das mídias sociais na competição política

3 - BLOCKCHAIN Aplicado na Internet das Coisas

Projetos Aprovados - Edital nº 042/2019 da Agência de Inovação Tecnológica

1 - FabGames: Desenvolvimento de Jogos Empreendedores
COORDENADOR
Wilian Geovani Fiirst

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Joelias Silva Pinto Júnior (IFMT campus Barra do Garças)

BOLSISTA / CURSO
Beatriz Aline Alves da Silva / Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Período de vigência do projeto: agosto de 2019 a julho de 2020

Resumo: Oferecer educação profissional gratuita e de qualidade", este é o lema que o IFMT tem executado bem há anos. No entanto, o PDI 2019-2024 identifica que há de se melhorar a conexão desta educação com a prática profissional empreendedora, quando estipula como Objetivo Estratégico "Promover a Extensão por meio do Empreendedorismo e da Inovação Tecnológica". A muitos alunos faltam oportunidades de conectar os saberes da sala de aula com aplicações práticas, empreendedoras e de vivência. Para propiciar estas oportunidades, optamos por desenvolver jogos que são ferramentas que demandam criatividade e engajamento para implemento de soluções. Para a construção e o desenvolvimento dos desafios, iremos jogar, ler e assistir modelos de competições antigos e contemporâneos que entendemos como referência na área. Na aplicação dos jogos, serão demandadas soluções criativas e inovadoras para que os jogadores possam desenvolver habilidades que os permita resolver problemas empresariais em um contexto determinado no jogo, similar aos problemas do mercado real. Os jogos prontos poderão ser distribuídos gratuitamente pela reitoria do IFMT aos diversos campi e também a outras instituições, em contrapartida de investimentos para a reitoria, eventos ou campi do IFMT.

Projetos Aprovados - Edital nº 045/2019 PROPES/IFMT

1 - Monitoramento da integridade estrutural usando um algoritmo de inteligência artificial com aprendizado continuado

COORDENADOR
Fernando Parra dos Anjos Lima

Período de vigência do projeto: agosto de 2019 a julho de 2020

Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de um algoritmo de inteligência artificial com aprendizado continuado, inspirado no funcionamento do sistema imunológico biológico, para realizar o monitoramento da integridade estrutural. Este algoritmo inteligente será desenvolvido empregando-se técnicas baseadas nos sistemas imunológicos artificiais (SIA), como o algoritmo de seleção negativa (ASN) e o algoritmo de seleção clonal (ASC). Os SIAs são técnicas promissoras no campo da inteligência artificial, e sua concepção é inspirada nos sistemas imunológicos biológicos, com o objetivo de reproduzir computacionalmente, suas principais características, propriedade, funcionalidades e habilidades. Os sistemas imunológicos artificiais constituem-se de poderosas ferramentas adequadas para realizar tarefas complexas, como diagnósticos, em consequência de ter como principal habilidade a capacidade de identificar mudanças comportamentais. Por ser uma arquitetura estável, confiável e adaptativa, permite a inclusão do módulo de aprendizagem continuada, o qual possibilita que o sistema absorva novas experiências e conhecimento sem a necessidade de reiniciar as células de memória (conhecimento). Deste modo, este sistema se tornará mais eficiente à medida que novas informações são processadas e disponibilizadas. Ou seja, trata-se de um sistema inteligente que busca o aperfeiçoamento com o passar o tempo. Está propriedade é uma vantagem dos SIAs, e deve ser destacada, pois, diferentemente do que ocorre com outras técnicas de inteligência artificial, como, por exemplo, as redes neurais artificiais (RNA), os SIA permitem a possibilidade da aprendizagem de forma contínua. Por conseguinte, o objetivo deste projeto refere-se ao desenvolvimento de um sistema inteligente robusto, confiável e eficiente que seja capas de absorver permanentemente inovações e conhecimento, acompanhando a evolução da indústria estrutural.

Projetos Aprovados - Edital nº 050/2019 PROPES/IFMT

1 - Inteligência artificial aplicada ao diagnóstico de câncer de mama

COORDENADOR
Fernando Parra dos Anjos Lima

BOLSISTA / CURSO
Gustavo da Silva Maciel / Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Leonardo Plaster Silva / Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Wagner Kenhiti Nakamura Junior / Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Período de vigência do projeto: agosto de 2019 a julho de 2020

Resumo: Este projeto de pesquisa apresenta um algoritmo de inteligência artificial para o diagnóstico de amostras de câncer de mama. Este algoritmo inteligente será desenvolvido empregando-se técnicas baseadas nos sistemas imunológicos artificiais (SIA), como o algoritmo de seleção negativa (ASN). Os SIAs são técnicas promissoras no campo da inteligência artificial, e sua concepção é inspirada nos sistemas imunológicos biológicos, com o objetivo de reproduzir computacionalmente, suas principais características, propriedade, funcionalidades e habilidades. Os sistemas imunológicos artificiais constituem-se de poderosas ferramentas adequadas para realizar tarefas complexas, como diagnósticos, em consequência de ter como principal habilidade a capacidade de identificar mudanças comportamentais. Tomando-se como base um processo imunológico, utiliza-se o ASN para discriminar as amostras, obtendo uma classificação em casos benignos ou malignos. A principal aplicação para este método é auxiliar profissionais no processo de diagnóstico de câncer de mama, proporcionando rapidez na tomada de decisão, eficiência no planejamento de tratamentos, confiabilidade e a assistência necessária para salvar vidas. Para avaliar este método, utilizou-se a base de dados Wisconsin Breast Cancer Diagnosis. Trata-se de uma base de dados real de câncer de mama. Por conseguinte, o objetivo deste projeto refere-se ao desenvolvimento de um sistema inteligente robusto, confiável e eficiente que seja capaz de absorver permanentemente inovações e conhecimento, acompanhando a evolução da medicina.  

2 - Desenvolvimento de um sistema web para assistência remota aos produtores rurais da região de Tangará da Serra

COORDENADOR
Magno Lopes Ribeiro

BOLSISTA / CURSO
Celice Alessandra Melato Argenta / Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Gabrielly Chiquezi Falcão / Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Miguel Ângelo Cruz de Medeiros / Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Período de vigência do projeto: agosto de 2019 a julho de 2020

Resumo: Este projeto de pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta Web cuja função principal é oferecer um ambiente amigável para prestação de orientação e assistência técnica aos agricultores rurais. Em computação, uma aplicação web de forma geral, representa sistemas de informática projetados para utilização através de um navegador, através da internet ou aplicativos móveis. Este sistema computacional será desenvolvido utilizando a metodologia SCRUM, que é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No SCRUM, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um tempo no qual um conjunto de atividades deve ser executado. A principal aplicação para este sistema é auxiliar profissionais no processo de assistência e assessoramento ao produtor rural de pequeno e médio porte, proporcionando rapidez na tomada de decisão, eficiência no planejamento de tratamentos ou ações corretivas da agricultura. Este sistema ainda, auxilia no controle, reduzindo custos e perdas na produção, e pode ainda, auxiliar a comunidade científica no estudo e no melhor entendimento e compreensão a respeito dos diversos fatores envolvidos na epidemiologia e ocorrência de doenças e pragas no cultivo rural. Para avaliar este sistema computacional, pretende-se realizar testes com produtores, verificando a eficiência e funcionamento do software. Por fim, o objetivo deste projeto refere-se ao desenvolvimento de uma ferramenta robusta, confiável e eficiente que seja capaz de absorver permanentemente inovações e conhecimento, acompanhando a evolução da agroindústria.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado Tangará da Serra

Rua José de Oliveira (28), 980 N - Bairro: Vila Horizonte - CEP: 78302-116

Telefone: (65) 3311-8500

Tangará da Serra/MT