início do conteúdo

Extensão 2021

Projeto aprovado - Edital Nº 85/2021 - CREaD/RTR

 

1 - Curso de redação
COORDENADORA
Daniele Cristina da Silva 

BOLSISTA / CURSO
Daniele Cristina da Silva – Docente

 Período de vigência do projeto: setembro/2021 a março/2022

Resumo: O projeto "Curso de Redação", configurado na modalidade de Cursos Abertos Massivos Online (MOOC), pretende atender à alta demanda por cursos de redação preparatórios para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) suscitados pelos alunos do IFMT-campus avançado Tangará da Serra. Neste sentido, a oferta de um curso preparatório para a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na modalidade MOOC, poderá atender não só os alunos do campus avançados Tangará da Serra, mas toda a comunidade discente do IFMT. A fim de prepará-los para a prova de Redação do ENEM, o curso "Curso de Redação" pretende agregar outras demandas que, por conseguinte, são evidenciadas. Dentre as quais, pode-se citar: um espaço virtual devidamente estruturado e com flexibilidade dos horários, que favoreça o processo ensino-aprendizagem, sobretudo em tempos de pandemia e isolamento social; a produção de materiais didáticos direcionados para a produção de texto dissertativo-argumentativo; a emergência de atender alunos do IFMT que, em sua grande maioria, desproveem de recursos financeiros para frequentarem cursinhos particulares. Nesse sentido, a execução deste Projeto surge como uma possibilidade de fomento para a oferta  de cursos preparatórios para o ENEM, no IFMT, e no formato virtual. O projeto pretende desenvolver ações interdisciplinares e reflexivas que possam ampliar o conhecimento acadêmico e de mundo dos alunos sobre possíveis temas para as propostas de redação do ENEM.

  

Projeto aprovado - Edital Nº 55/2021 - CREaD/RTR

 

1 - NEad Tangará: projetos de ensino à distância do IFMT
COORDENADOR
Adilson Vagner de Oliveira

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Wilian Geovani Fiirst
Magno Lopes Ribeiro
Cleiton Anderson Profilio dos Santos

ESTUDANTE PARTICIPANTE / CURSO
Júlia Fidêncio Batista / Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Período de vigência do projeto: julho/2021 a março/2022

Resumo: Este projeto de ensino visa criar o Núcleo de Educação à Distância no campus Avançado Tangará da Serra, a fim de viabilizar propostas locais de ensino na modalidade EaD e a posterior utilização da plataforma Moodle como prática pedagógica frequente para cursos de formação inicial e continuada, projetos de extensão e pós-graduação, através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A proposta de habilitação do NEaD Tangará baseia-se em etapas gradativas de execução de metas que inicialmente vislumbram compor a equipe técnica de trabalho, habilitar o núcleo local para oferecer capacitação e suporte aos servidores, e assim, fomentar propostas pedagógicas de educação à distância para a região.

     

Projetos aprovados - Edital Nº 08/2021

 

1 - Sintonização: arte, literatura e solidariedade em tempos de pandemia
COORDENADORA
Daniele Cristina da Silva

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Priscilla Bastos Mattos Biasuz
Adilson Vagner de Oliveira

ESTUDANTE PARTICIPANTE / CURSO
Luíza de Ávila Costa / Técnico em Recursos Humanos – Integrado
Anny Gabrielly de Souza / Técnico em Recursos Humanos - Integrado
Jarlison da Silva Santos / Bacharelado em Agronomia 2016 – Integral

 Período de vigência do projeto: julho a dezembro de 2021

Resumo: Este projeto tem por finalidade promover a leitura de obras literárias entre estudantes do ensino médio, das redes pública e privada de educação, ofertar cursos, oficinas e palestras ao público em geral e arrecadar alimentos para serem dados a famílias carentes do município de Tangará da Serra. Dois fatores decorrentes do contexto de pandemia, provocada pela Covid-19, são os motivadores do projeto: os problemas de saúde mental e de déficit de aprendizagem, acarretados pelo isolamento social, e a fome que, em virtude da crise econômica mundial, tem invadido milhares de lares brasileiros. O projeto propõe a criação de um espaço coletivo para socialização de experiências de leituras e divulgação das manifestações artísticas, em suas várias linguagens: música, dança, literatura, pintura, escultura, teatro, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital. Portanto, engloba ações de caráter educativo que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão, viabilizando a aproximação do IFMT com a sociedade local. Dentre elas, destacam-se: clube de leitura, cursos, oficinas, palestras, eventos culturais e ações solidárias. O formato de execução do projeto será por meio de plataformas digitais de transmissão (Youtube) e comunicação (Google Meet). 

 

2 - Preparatório on-line para o ENEM: química
COORDENADOR
Ricardo Aparecido Rodrigues da Silva

ESTUDANTE PARTICIPANTE / CURSO
Clara Rezende Betoni / Técnico em Recursos Humanos - Integrado 

Período de vigência do projeto: junho a novembro de 2021

Resumo: O projeto de extensão PREPARATÓRIO ON-LINE PARA O ENEM: QUÍMICA, tem por objetivo promover cursos preparatórios para a revisão e obtenção conhecimento de temas relacionados a química para a comunidade escolar IFMT- Campus Avançado Tangará da Serra e Comunidade Externa interessada. Auxiliando-os a se prepararem para o Enem/2021. O projeto promoverá aulas de Química em encontros semanais na sala virtual do Google Classroom, serão 12 encontros com duração de 1 hora cada, tendo a participação de colaboradores externos, com experiência em cursos preparatórios. O trabalho envolverá servidores do IFMT e de outras instituições de ensino que contribuirão no processo preparatório dos alunos cursistas, possibilitando-lhes a inclusão social e uma revisão de conteúdos em relação à disciplina de química para o ensino médio. Trata-se de uma proposta de indissociabilidade entre ensino-extensão, apresentando para a comunidade uma alternativa para melhorar o desempenho dos alunos, dos egressos e de demais interessados em participar.

 

 3 - Formação de competências e habilidades profissionais e pessoais - “Soft skills”

COORDENADORA
Katia Valeria de Lima Linck

ESTUDANTE PARTICIPANTE / CURSO
Olivia Lojol Ribeiro / Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Mayara Cristina de Souza / Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

COLABORA EXTERNO
Eloísa Lima Alberti 

Período de vigência do projeto: julho a dezembro de 2021

Resumo: Este projeto visa promover ações de extensão por meio da formação na área de administração abrangendo o comportamento humano, a fim de desenvolver habilidades interpessoais e intrapessoais indispensáveis para atuação profissional. O desenvolvimento de tais competências é imprescindível para que a pessoa se desenvolva no mundo do trabalho. A metodologia propõe, a partir de uma revisão bibliográfica relativa ao comportamento humano, a pesquisa exploratória junto ao público-alvo, para posteriormente trabalhar uma formação comportamental de curta duração. Inicialmente, será feita uma pesquisa diagnóstica por meio de formulários eletrônicos para identificar pontos fortes e fracos, desafios, necessidades, demandas, dentre outras características pessoais passíveis de mudança e aprimoramento. São delineados, na sequência, os caminhos a serem seguidos. Para o encaminhamento do curso faz-se necessária uma busca de aspectos que mostrem a realidade vivenciada pelos alunos-participantes da formação. Compõem o público pessoas na faixa etária entre 14 e 59 anos, todos participantes do Cadastro Único e Programa ACESSUAS Trabalho, vinculadas a Programas Sociais do Governo Federal. Como parte da proposta, está a compreensão sobre os anseios do público quanto ao trabalho, de modo a facilitar o engajamento durante a formação. Isso posto, o intuito é motivá-los sobre assuntos não abordados tradicionalmente nos componentes curriculares, mas fundamentais para toda a trajetória profissional, independente de atividades produtivas ou ocupacionais.
 

4 - Descomplica a matemática

 COORDENADOR
Altair Ribeiro de Oliveira

 SERVIDORES ENVOLVIDOS
Jesse Garcia de Faria

ESTUDANTE PARTICIPANTE / CURSO
Andressa Matos Santos / Técnico em Recursos Humanos – Integrado
Gabrielly Chiquezi Falcão / FIC - Rotinas Administrativas
Renata Rossi Carvalho de Oliveira / Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Amanda Machado Sene / Técnico em Recursos Humanos – Integrado

Período de vigência do projeto: julho a dezembro de 2021

Resumo: A matemática básica tem um papel fundamental na vida das pessoas. Ela é utilizada tanto no cotidiano, quanto na aplicação de novos conceitos no decorrer da vida acadêmica. Devido ao nível de abstração que a matemática pode apresentar, alguns discentes podem rejeitar certos conceitos e essa dificuldade pode ser encarada durante toda a sua jornada escolar. Visando um melhor aproveitamento do conhecimento construído durante o ensino médio, o projeto “Descomplica a Matemática” tem o objetivo de explicar conceitos matemáticos básicos e desmitificar a ideia de que a matemática a disciplina mais difícil de ser aprendida. Para tanto, serão ministradas aulas em forma de minicurso, com temas a escolha do ministrante, porém não fugir da abordagem dos conteúdos propostos neste projeto. Os encontros devem acontecer 2 vezes por semana de forma online, via Google Meet. Será dividido dois grupos de estudos, o primeiro grupo será formado por estudante do 1º e 2º do ensino médio e o segundo por estudantes de 3 ano, ao total serão atendidos 150 alunos no município de Tangará da Serra que esteja matriculado no ensino médio.  Espera-se que com a execução desta proposta os alunos tenham espaço para apresentar suas dúvidas, realizar questionamentos, tornando o aprendizado significativo e desenvolvendo o raciocínio lógico dos alunos, além disso, perder o medo e dificuldades com a disciplina e conquistem conhecimento/segurança e ter sucesso no ENEM, bem como, utilizar o conhecimento matemático em diversas situações.

  Projetos aprovados em Edital Nº 119/2021 - Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga - Edital de Extensão

1 - Capacitação de Professores das Escolas do Campo e Indígenas para o Ensinar Eletrodinâmica de Forma Prática

COORDENADOR
Francisco Américo da Silva

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Ana Beatriz Neves Sampaio/ Técnico em Recursos Humanos Integrado
Andressa Matos Santos/ Técnico em Recursos Humanos Integrado
Raissa Emily Gonçalves de Lima/ Técnico em Manutenção e Suporte em Iinformática Integrado
Erica Baleroni Pacheco - docente
Nayara Schwolk Fontan - docente
Gustavo da Silva Maciel - colaborar externo

Período de vigência do projeto: maio a novembro de 2022

Resumo: O presente projeto de extensão visa proporcionar atividades pedagógicas da área de ciências da natureza e suas tecnologias para professores e alunos das escolas do campo e indígenas, localizadas nos municípios de Tangará da Serra, Barra do Bugres e Brasnorte, no estado de Mato Grosso. As atividades serão desenvolvidas nas dependências do IFMT, campus Avançado de Tangará da Serra, e das escolas dos assentamentos e indígenas. Para execução do projeto, serão atribuídas 200 horas, integralmente utilizadas para o desenvolvimento da proposta. A execução da proposta, que acontecerá no período de abril a outubro de 2022, será alinhada ao eixo temático norteador: Matéria e Energia. O projeto visa, ao término, a confecção de um produto educacional constituído de planos de aula/sequência didática que atendam às propostas dos campos conceituais abordados no curso, de acordo com a BNCC e envolvendo as competências gerais, na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. Ambos serão construídos no decorrer do curso e respeitando as diferenças étnicas, culturais e sociais das localidades e dos sujeitos envolvidos. Contribuindo com a formação de Professores em Física, Ciências Matemáticas e da Natureza, e áreas afins, oferecendo possibilidades no despertar curiosidade nos campos conceituais de eletrodinâmica, das partículas subatômicas, de reações fotoelétricas e do balanço geral da radiação solar. Recorrendo à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão e a análise crítica. Atendendo, durante o ano letivo de 2022, alunos e profissionais da educação básica, ou seja, professores, desenvolvendo uma formação continuada.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado Tangará da Serra

Rua José de Oliveira (28), 980 N - Bairro: Vila Horizonte - CEP: 78302-116

Telefone: (65) 3311-8500

Tangará da Serra/MT