início do conteúdo

Extensão 2020

Projetos aprovados - Edital Nº 17/2020 - RTR-PROEX/RTR/IFMT

1 - O musical Ideologias: a expansão das práticas artísticas do IFMT TGA a serviço da valorização do ensino de artes em Tangará da Serra-MT

COORDENADOR
Michael Alves de Almeida

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Donizeti Ferreira Barbosa Junior

BOLSISTA / CURSO
Carlos Eduardo Nascimento Silva/ Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Nicolas Falcão Heemann/ Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Danieli Ferreira de Oliveira/ Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Jean Vitor da Silva Alves/ Técnico em Recursos Humanos
Sabrina Ferreira Picalho/ Técnico em Recursos Humanos

Período de vigência do projeto: abril a outubro de 2020 (Suspenso durante a pandemia. Será retomado quando for seguro).

Resumo: O projeto tem como objetivo proporcionar uma série de 07 (sete) espetáculos do musical Ideologias com intuito de valorizar as práticas artísticas do IFMT e o Ensino de Arte na educação básica. As ações serão desenvolvidas no período de 14 de abril a 9 de outubro de 2020. Desenvolveremos através deste projeto de extensão, a prática do teatro musical conectados com a temática ideologia. O projeto oportunizará para a comunidade interessada sessões do espetáculo afim de expandir as práticas e principalmente valorizar os produtos artísticos desenvolvidos no âmbito do IFMT e da educação básica local.

 2 - Ciências da natureza e suas tecnologias: da teoria à prática

COORDENADOR
Francisco Americo da Silva

BOLSISTA / CURSO
Tacyane dos Santos Ludwig/ Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Gustavo da Silva Maciel/ Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Laura Roeder Nogueira Mendes/ Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Período de vigência do projeto: abril a outubro de 2020 (Suspenso durante a pandemia. Será retomado quando for seguro).

Resumo: O objetivo deste trabalho, é proporcionar atividades pedagógicas na área de ciências da natureza e suas tecnologias para 120 alunos da educação básica (9º) ano, durante o ano letivo de 2020, atendendo à solicitação da Escola Professor João Batista, uma escola urbana, localizada na cidade de Tangará da Serra. As atividades serão desenvolvidas nas dependências do IFMT Campus Avançado de Tangará da Serra, contribuindo com a formação de Professores em Física, Ciências Matemáticas e da Natureza e áreas afins, ofertando possibilidades no despertar curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica. Desta forma, será construído um produto educacional, que será disponibilizado para as escolas públicas visando contribuir com a formação contínua dos professores participantes com carga horária de 60 horas, integralmente utilizadas para o desenvolvimento da proposta. A carga horária será dividida em seis etapas distribuídas durante o período de 13/04/2020 a 13/10/2010. As metas desenvolvidas em cada etapa, estão alinhadas nos eixos temáticos norteadores: Matéria e Energia; Terra e Universo e Saúde. O produto educacional busca atender a proposta da BNCC, envolvendo as competências gerais. “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” (BNCC). Na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado Tangará da Serra

Rua José de Oliveira (28), 980 N - Bairro: Vila Horizonte - CEP: 78302-116

Telefone: (65) 3311-8500

Tangará da Serra/MT