início do conteúdo

Extensão 2017

EDITAL IFMT/PROEX/COEX Nº 01/2017 – FLUXO CONTÍNUO CHAMADA PARA SELEÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROGRAMAS, PROJETOS E OUTRAS AÇÕES DE EXTENSÃO

  

1 - TÍTULO DO PROJETO: TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY E XADREZ: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO NO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA
COORDENADOR: Donizeti Ferreira Barbosa Junior

Período de Vigência do Projeto: 01 até 04 de fevereiro de 2017

Resumo: O IFMT Campus Avançado Tangará da Serra oferta à comunidade vários cursos em diferentes áreas. Dentre eles, chamo atenção para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio pelo fato de atenderem especificamente alunos adolescentes. Sabemos que ao chegarem na escola apresentam característica e condutas próprias dessa idade. Diante disso, é nossa responsabilidade proporcionar momentos de orientação, interação e socialização através de atividades artísticas, culturais e esportivas. O Projeto TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY E XADREZ: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO NO CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA propõe oportunizar uma vivência pedagógica dessas modalidades esportivas. Por fim, pretendemos que os alunos e servidores do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra, possam socializar experiências através dessas atividades.

 

2 - TÍTULO DO PROJETO: CURSO DE FORMAÇÃO EM METODOLOGIA QUALITATIVA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
COORDENADOR: Adilson Vagner de Oliveira
EQUIPE EXECUTORA
Bolsista
Pablo Menezes Saldanha da Silva

Período de Vigência do Projeto: 04 de fevereiro de 2017 até 04 de julho de 2017

Resumo: Este curso visa a disponibilizar informações relevantes para a introdução de alunos, servidores da instituição e membros da comunidade externa ao campo da investigação científica, a partir de treinamentos práticos e teóricos sobre os fundamentos da pesquisa qualitativa e técnicas de abordagem. Assim como, fornecer direcionamentos objetivos sobre a escrita científica e a produção de relatórios de pesquisa, de acordo com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

  

3 - TÍTULO DO PROJETO: PREPARATÓRIO ENEM: EXATAS
COORDENADOR: Jessé Garcia de Faria
EQUIPE EXECUTORA

Docentes
Altair Ribeiro de Oliveira
Kleverson Rayzel Gonçalves
Ricardo Aparecido Rodrigues da Silva

Bolsista
Leonardo Andrade de Souza

Período de Vigência do Projeto: 04 de fevereiro de 2017 até 04 de julho de 2017

Resumo: O projeto de extensão Preparatório Enem: EXATAS tem por objetivo promover cursos preparatórios de química e matemática para a comunidade escolar IFMTCampus Avançado Tangará da Serra e Comunidade externa. Auxiliando-os a se prepararem para a participação no Enem/2017. O projeto promoverá aulas de Química e Matemática em encontros semanais, palestras com alguns colaboradores externos sobre diversos temas. O trabalho envolverá servidores e discentes do IFMT e acadêmicos de outras instituições de ensino superior que contribuirão no processo preparatório dos alunos cursistas possibilitando-lhes a inclusão social, e uma revisão de conteúdos em relação às disciplinas de química e matemática do ensino médio. Trata-se de uma proposta de integração entre ensino e extensão.

 

4 - TÍTULO DO PROJETO: CURSO DE DESENVOLVIMENTO MÓVEL
COORDENADOR: Pedro Clarindo da Silva Neto

Período de Vigência do Projeto: 04 de fevereiro de 2017 até 04 de julho de 2017.

Resumo: Com o advento da computação pessoal na década de 80 e a disseminação da Internet em 90, houve uma transformação no modo em que a informação é compartilhada. Segundo ANATEL (2015), o Brasil registrou 283,52 milhões de acessos em dispositivos de telefonia móveis apenas em abril de 2015, 11,12 milhões a mais que 2014, de todos esses dispositivos, cerca de 154 milhões são smartphones. Além de smartphones, existem também tablets, dispositivos computacionais com funções e poder de processamento semelhantes a computadores de mesa. Tanto smartphones como tablets estão classificados como mobiles, equipamentos que possuem dentre suas características, o recurso de serem transportados para qualquer lugar que seu usuário esteja indo. Acompanhando o crescimento de número de usuários para este tipo de equipamento, surge também a necessidade da criação de softwares (programas) para eles. Esses softwares são chamados de aplicativos ou “apps“. Este projeto visa apresentar o curso de desenvolvimento móvel, que integra as atividades do projeto “Meninas Digitais” do IFMT – Tangará da Serra, onde alunas do campus e alunas de oitavo e nono ano da rede de ensino da cidade irão aprender os fundamentos de programação de aplicativos para dispositivos móveis.

 

5 - TÍTULO DO PROJETO: Curso de Danças Urbanas: Práticas e Reflexões através de Danças Populares do Século XXI
COORDENADOR: Michael Alves de Almeida

EQUIPE EXECUTORA
Bolsista
Hilton Mcstney Evangelista dos Santos
Andreyna Claudia Sampaio Viana

Período de Vigência do Projeto: 06 de março de 2017 até 06 de agosto de 2017

Resumo: O projeto de Extensão Curso de Danças Urbanas: Práticas e Reflexões Através de Danças Populares do Século XXI, está inserido dentro de uma proposta na qual pretendemos proporcionar através deste curso o acesso da dança no ambiente escolar e principalmente Propagar as pesquisas, análises e reflexões sobre as manifestações artísticas urbanas e suas produções artísticas do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra para a comunidade interna e externa. O projeto terá duração de 06 (seis) e os encontros acontecerão 01 (uma) vez por semana. Pretendemos ao final deste curso oportunizar e fomentar o acesso e a compreensão da dança enquanto elemento artístico de extrema importância na vivência dos jovens alunos do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra e de seus participantes da comunidade externa (alunos de 9º ano do ensino fundamental). Esperamos alcançar um total de 5.000 (cinco mil) apreciadores em todas as nossas apresentações na cidade de Tangará da Serra e municípios vizinhos. Por fim, esperamos que a pesquisa, os projetos e principalmente as reflexões acerca das danças urbanas sejam ampliadas no âmbito da educação.

 

6 - TÍTULO DO PROJETO: IF-TGA AROUND THE WORLD/2017
COORDENADORA: Maria Cleunice Fantinati da Silva
EQUIPE EXECUTORA
Docentes
Kelem Fabiana Casturino
Pamela Lerena Calente Mattos Lins

Bolsista
Luana Aparecida Gomes

Período de Vigência do Projeto: 06 de março de 2017 até 06 de agosto de 2017

Resumo: O Projeto intitulado IF-TGA Around The World/2017 refere-se a um projeto de extensão que busca dar apoio a comunidade IFMT, comunidade tangaraense em língua estrangeiras, além da comunidade no contexto da internacionalização do IFMT. Sendo assim, seu objetivo geral é proporcionar estratégias que contribuem para as relações internacionais no campus avançado Tangará da Serra e visa promover a extensão. No que tange a extensão,o projeto promoverá interação com acadêmicos da UNEMAT que poderão atuar como estagiários voluntários nas aulas de língua estrangeira. Também serão ofertadas dez vagas alunos de 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas do município. Tendo em vista a interface entre ensino, pesquisa e extensão proposta pelo IFMT, o projeto IF-TGA Around The World/2017 oportunizará a promoção e execução deste tripé institucional, uma vez que propõe as atividades de ensino, ao ofertar de ensino cursos de línguas estrangeiras, extensão, uma vez que envolve o IFMT em ações dirigidas à comunidade externa e pesquisa, no que consiste a levantamento e análise de dados dos resultados alcançados, durante o desenvolvimento e ao término da execução do projeto.

 

7 - TÍTULO DO PROJETO: IFEDUCATIVO - LIBRAS
COORDENADORA: Fabiana Aparecida Gomes Moura
EQUIPE EXECUTORA

Técnico Administrativo
Sabrina Silva Lacerda de Araújo

Período de Vigência do Projeto: 06 de março de 2017 até 06 de agosto de 2017

Resumo: Neste trabalho visamos o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para contribuir com o currículo dos alunos dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio e também aproximar a comunidade externa e interna das pessoas com Deficiência Auditiva, favorecendo a inclusão social. O Projeto IFeducATIVO: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS conta com a participação da Tradutora/Interprete de LIBRAS Sabrina Silva Lacerda de Araújo. Participará do projeto duas alunas do terceiro ano do curso de Recursos Humanos Integrado ao Ensino Médio, Jordana Strey de Souza e Pâmela Fernandes da Silva, como monitoras. O Projeto propõe o ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS básica/intermediária para agregar novos saberes aos alunos e facilitar a inclusão de pessoas surdas no âmbito escolar. Ao mesmo tempo incluímos a comunidade externa nas questões sociais.


8 - TÍTULO DO PROJETO: IFEDUCATIVO REDAÇÃO ENEM 2017
COORDENADORA: Kelem Fabiana Casturino

EQUIPE EXECUTORA
Docentes
Maria Cleunice Fantinati da Silva
Pamela Lerena Calente Mattos Lima

Bolsista
Aiesa Moraes Rosa

Período de Vigência do Projeto: 22 de março de 2017 até 22 de agosto de 2017

Resumo: O projeto IFeducATIVO: Redação Enem 2017  trata-se de um de projeto de extensão, cujo objetivo é ampliar o ensino de língua portuguesa e redação para, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. O público alvo do projeto é alunos matriculados nos terceiros anos do ensino médio da rede do IFMT- campus avançado Tangará da Serra. Por meio de oficinas que trabalhe as competências de leitura e escrita, os participantes desenvolverão habilidades de escritas de gêneros dissertativos-argumentativo, e interpretação de textos. Os resultados almejados são a melhoria na produção destes gêneros discursivos, a administração do tempo para a produção de textos em provas e concursos e o desenvolvimento da segurança e autoconfiança e do aluno como autores de seus textos.

 

 9 - TÍTULO DO PROJETO: Ifeducativo Nivelamento 2017
COORDENADORA: Francianye Fernanda Jorte da Costa
EQUIPE EXECUTORA

Docentes
Kleverson Rayzel Gonçalves
Maria Cleunice Fantinati da Silva

Bolsista
Maykon vinicio dos Santos

Período de Vigência do Projeto: 24 de março de 2017 até 24 de agosto de 2017

Resumo: O Projeto NIVELAMENTO: Língua portuguesa e matemática tem por objetivo o nivelamento dos alunos ingressantes nos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao médio em suporte, manutenção e informática e recursos humanos do campus avançado Tangará da Serra. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, 1988, Art. 206: O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; VII - garantia de padrão de qualidade. Neste sentido, pensando em ações que garantam a permanência e o êxito, o Projeto propõe auxiliar os alunos que ingressaram no primeiro ano dos cursos citados a compreender suas dificuldades relacionadas às disciplinas de língua portuguesa e matemática; dificuldades essas que possivelmente podem resultar em evasão. Como sabemos, a evasão constitui-se no maior desafio da rede federal de ensino. Logo, é nossa tarefa pensar em ações que contribuam para a sua superação trabalhando preventivamente. As dificuldades na produção escrita dos alunos estão explícitas em suas diversas produções textuais e isto gera uma preocupação por parte dos profissionais da educação envolvidos no processo ensino e aprendizagem desses alunos. Em relação à matemática, o projeto é uma proposta que visa levar o aluno a ter um melhor aproveitamento nas disciplinas que envolvem raciocínio lógico, haja vista a finalidade de instalar práticas pedagógicas que resultem em experiências de aprendizagens personalizadas.

 

10 - TÍTULO DO PROJETO: O ENSINO E AS PRÁTICAS DE VIOLÃO POPULAR NO IFMT CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA 
COORDENADOR
Michael Alves de Almeida
EQUIPE EXECUTORA
Bolsista
Rafael Junior da Silva Pohu

Período de Vigência do Projeto: 06 de abril de 2017 até 06 de setembro de 2017

Resumo: O ensino de violão vem se destacando no âmbito dos projetos sociais, pesquisas e extensão, por ser dentre os instrumentos harmônicos o que possui menor custo-benefício para ser adquirido e estar entre os instrumentos mais difundidos entre a população brasileira. A implementação e execução do projeto de extensão O Ensino e as práticas de Violão popular no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra, desponta com uma prática musical de extrema importância no cenário da educação nacional. Com objetivo principal ampliar e desenvolver o aprendizado musical tendo o violão como instrumento base para esta atividade, visando um aumento da produção artística musical na cidade, tendo o foco principal a comunidade interna, contribuindo para a melhoria das relações interpessoais dos alunos do projeto, difundindo assim o nome do IFMT perante a comunidade Tangaraense.

 

 11 - TÍTULO DO PROJETO: Análise do Uso de Plantas Medicinais por discentes do IFMT e seus Familiares
COORDENADORA: Erica Baleroni Pacheco
EQUIPE EXECUTORA
Técnico Administrativo
Michelle Fernanda Martin
Paula Dias Guimarães

Período de Vigência do Projeto: 18 de abril de 2017 até 18 de Setembro de 2017

Resumo: O uso dos recursos naturais é uma prática milenar, da qual o homem é o protagonista, ultrapassando todos os obstáculos do processo evolutivo e chegando até os dias atuais, sendo aplicado a toda população mundial. Neste contexto, o presente projeto visa à obtenção do conhecimento de discentes do IFMT campus avançado Tangará da Serra e seus familiares acerca do uso de plantas medicinais. A finalidade de aplicação de questionários com membros da família relacionada à transmissão destes conhecimentos entre os familiares.

 

11 - TÍTULO DO PROJETO: “Nossas Histórias” - Produção dos Alunos do PROEJA
COORDENADORA: Maria Cleunice Fantinati da Silva
EQUIPE EXECUTORA
Docentes
Daniele Cristina da Silva
Claudio Marcio da Silva

Técnico Administrativo
Brísida Regina de Almeida Alcantara

Período de Vigência do Projeto: 15 de maio de 2017 até 15 de novembro de 2017

Resumo: Este projeto de extensão tem por objetivo a elaboração e divulgação, via material impresso, da produção de textos de autoria dos alunos do 5º semestre do curso técnico em Administração – Proeja, do IFMT-campus avançado Tangará da Serra. Os textos selecionados serão resultados de um processo de estudo, elaboração, correção e refacção que contará com acompanhamento psicopedagógico ao longo do processo. O material será organizado para publicação durante a III Jornada Científica do IFMT-campus avançado Tangará da Serra, a ser realizada no corrente ano. O trabalho estará organizado em duas seções denominadas “temas-chaves” e “passado-presente-futuro”. As produções serão compartilhadas com alunos da EJA de outras escolas públicas do município de Tangará da Serra, em rodas de leituras. A execução do projeto visa o reconhecimento dos saberes dos alunos oriundos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) deste campus do IFMT, além de incentivar a produção textual e a valorização das histórias de vidas de alunos da EJA de outras escolas públicas do município de Tangará da Serra.

 

12 - TÍTULO DO PROJETO:  I Encontro do Profissional Técnico em Recursos Humanos, Administração e Comércio do IFMT – Campus Avançado Tangará da Serra 
COORDENADORA: Maria Cleunice Fantinati da Silva

Período de Vigência do Projeto: 29 de maio de 2017 até 29 de junho de 2017

Resumo: O I Encontro do Profissional Técnico em Recursos Humanos, Administração e Comércio do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra tem por objetivo apresentar temáticas relacionadas aos cursos com o intuito de contribuir para o crescimento do profissional técnico, além de promover a interação entre os alunos e professores dos referidos cursos.

 

13 - TÍTULO DO PROJETO: 3º SIMULADO DO IFEDUCATIVO PREPARATÓRIO PARA ENSINO MÉDIO INTEGRADO 2018 NO IFMT CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA
COORDENADOR: Michael Alves de Almeida
EQUIPE EXECUTORA
Docentes
Jessé Garcia de Faria
Magno Lopes Ribeiro
Maria Cleunice Fantinati da Silva

Período de Vigência do Projeto: 01 de outubro de 2017 até 01 de dezembro de 2017

Resumo: O IFedcuATIVO Preparatório é um projeto de extensão do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra que visa dentre as ações extensionistas oportunizar aos alunos de 9º ano do ensino fundamental da cidade de Tangará da Serra, a possibilidade de vivenciar na prática conhecimentos das áreas de matemática e português preparando-os para os exames de seleção do IFMT. Neste ano de 2017, objetivamos com o 3º Simulado do IFeducATIVO preparatório ampliar o simulado para todos os alunos de 9º ano do ensino fundamental, que tenham interesse e farão a prova do exame de seleção para ingressar no IFMT 2018. A equipe organizadora divulgará o simulado nas escolas e instituição de ensino que ofertam 9º ano, solicitando a colaboração dessas instituições em realizar as inscrições dos alunos que realizarão o exame de seleção para ensino médio integrado 2018 e tenham interesse em participar do simulado ofertado pelo IFMT Campus Avançado Tangará da Serra. As inscrições também poderão ser realizadas na recepção do Campus Avançado Tangará da Serra, ampliando assim, as possibilidades de mais participantes neste 3º Simulado do IFeduATIVO Preparatório. Por fim, pretendemos alcançar mais de 150 participantes nesse simulado. Proporcionando aos mesmos uma vivência de um simulado que poderá auxilia-los em suas preparações para o exame de seleção 2018 do IFMT – Ensino Médio Integrado.

 

 14 - TÍTULO DO PROJETO: Observação Astronômica – Desbravando o Céu Tangaraense
COORDENADORA: Tarsila Marília de Oliveira

Período de Vigência do Projeto: 27 de outubro de 2017 até 04 de novembro de 2017

Resumo: A observação Astronômica se Insere como uma atividade de divulgação científica, parte do compromisso social do IFMT com a comunidade Tangaraense, doatando a sociedade de infraestrutura lógica e cognitiva para o seu desenvolvimento social e econômico.

  

15 - TÍTULO DO PROJETO: RECITAL DE NATAL 2017 DO IFMT TGA: Proporcionando e Ampliando o Acesso e os Conhecimentos Artísticos Através do Canto Coral Infanto Juvenil
COORDENADOR: Michael Alves de Almeida
EQUIPE EXECUTORA
Docentes
Donizeti Ferreira Barbosa Junior
Fernando Parra dos Anjos Lima

Bolsistas
Gabriel Antonio Menezes dos Santos
Mailon Bruno Pedri de Campos
Rafael Junior da Silva Pohu

Período de Vigência do Projeto: 06 de novembro de 2017 até 14 de dezembro de 2017

Resumo: O projeto de extensão de Recital de Natal do IFMT TGA: Proporcionando e Ampliando o Acesso e os Conhecimentos Artísticos Através do Canto Coral Infanto Juvenil, promoverá entre os dias 01 e 09 de dezembro de 2017, uma série de concertos didáticos resultados das práticas educacionais, da ação extensionista no IFMT e no Centro Municipal de Educação Fausto Eugênio Masson. O projeto está interligado com as ações da disciplina artes com alunos do 1º ano do ensino médio integrado e alunos de 07 até 11 anos que formarão o coral infantil Fausto Masson. No total teremos nos espetáculos 20 crianças com faixa etária entre 07 e 11 anos e 90 jovens do ensino médio integrado do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra. Esperamos ao final desta ação extensionista proporcionar e ampliar as práticas artísticas musicais no município de Tangará da Serra, ampliando também o acesso a artes aos alunos do C.M.E Fausto Eugênio Masson.

 

EDITAL 46/2017/REITORIA/PROEX

 

1 - TÍTULO DO PROJETO: Cine-memória: Cinema, História e Filosofia
COORDENADOR: Breno Dutra Serafim Soares
EQUIPE EXECUTORA
Docente
Juliano Luis Borges

Bolsista
Rayssa Cabral Costa

Período de Vigência do Projeto: 01 de agosto de 2017 até 31 de janeiro de 2018

Resumo: O projeto tem como propósito estabelecer um diálogo interdisciplinar entre a História, a Filosofia, as Linguagens e o Cinema. Consistem no exercício da análise crítica por meio do deslocamento da produção cinematográfica como produto de entretenimento para uma perspectiva de sua interpretação como documento/monumento, fonte constitutiva da comunidade que o produz.

 

2 - TÍTULO DO PROJETO: Programa Meninas Digitais – Regional MT: Tangará da Serra
COORDENADOR: Fernando Parra dos Anjos Lima
EQUIPE EXECUTORA
Docente
Michael Alves de Almeida

Bolsista
Ana Carolinny Souza Santos

Período de Vigência do Projeto: 01 de agosto de 2017 até 31 de janeiro de 2018

Resumo: O projeto de Extensão “Meninas Digitais – Regional MT: Tangará da Serra, será realizado  no IFMT – Campus Avançado Tangará da Serra, com alunas do curso de ensino médio integrado ao curso técnico em manutenção e suporte em informática, além de alunas de oitavo e nono ano do ensino fundamental das escolas do município. O projeto integra o programa nacional da Sociedade Brasileira de Computação intitulado Meninas digitais e tem caráter inclusivo e promove o interesse das alunas em seguir em áreas ligadas a Tecnologia da Informação e Comunicação.

 

EDITAL Nº 63/2017/IFMT/PROEX - EDITAL DO PROGRAMA DE EXTENSÃO TERESA DE BENGUELA – EMPODERAMENTO DE MULHERES

 

1 - TÍTULO DO PROJETO: Mulher Catadora: Olhar Transformador
COORDENADORA: Maria Cleunice Fantinati da Silva
EQUIPE EXECUTORA
Técnico Administrativo
Brísida Regina Alcântara de Almeida

Bolsista
Veronica Patrícia Lemes

Equipe Executora externa
Mayara Landin de Oliveira
Maria Aparecida Lima Souza
Maria das Dores de Souza

Período de Vigência do Projeto: 01 de agosto de 2017 até 31 de dezembro de 2017

Resumo: O projeto de extensão Mulher Catadora: Olhar Transformador visa ofertar cursos de qualificação com o objetivo de atender mulheres em risco de vulnerabilidade social e promover desenvolvimento educacional, social e econômico das mulheres catadoras de materiais recicláveis e suas famílias. O projeto será executado na COOPERTAN – Cooperativa deProdução de Material Reciclável  de Tangará da Serra.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado Tangará da Serra

Rua José de Oliveira (28), 980 N - Bairro: Vila Horizonte - CEP: 78302-116

Telefone: (65) 3311-8500

Tangará da Serra/MT