início do conteúdo

Extensão 2015

EDITAL 55/2015 IFMT/PROEX

 

1 - TÍTULO DO PROJETO: PROGRAMA MENINAS DIGITAIS – REGIONAL MT: TANGARÁ DA SERRA
COORDENADOR: Pedro Clarindo da Silva Neto
PERÍODO DE VIGÊNCIA: 01 de julho de 2015 até 31 de dezembro de 2015

EQUIPE EXECUTORA
DOCENTES:
Michael Alves de Almeida;
Willian Geovani Fiirst

TÉCNICO ADMINISTRATIVO:
Daniel Silva Dalberto

BOLSISTA:
Anelise Lando

Resumo: O projeto de Extensão “Meninas Digitais” será realizado no IFMT – Campus Avançado Tangará da Serra, com as alunas do curso de ensino médio integrado ao curso de manutenção e suporte em informática. Ele integrado o programa Meninas Digitais, que é coordenado pela sociedade Brasileira da Computação, mais precisamente, Pelo Prof. Dr. Cristiano Maciel da UFMT Campus Cuiabá, e tem caráter inclusivo e promove o interesse dessas meninas em seguir a carreira  em áreas ligadas à Tecnologia da Informação e Comunicação.

DOCENTES PARTICIPANTES
Daniele Cristina da Silva, Simone Lourenço, Fabiane Teodoro

ADMINISTRATIVOS PARTICIPANTES 
Daniel Dalberto, Francianye Fernanda Jorte da Costa e  Sherman Silva

  

2 - TÍTULO DO PROJETO: IFeducATIVO
COORDENADORA: Pedro Clarindo da Silva Neto
PERÍODO DE VIGÊNCIA: 01 de julho de 2015 até 31 de dezembro de 2015

EQUIPE EXECUTORA
Docentes:
Daniele Cristina da Silva
Simone Lourenço
Fabiane Teodoro Civa

Técnico Administrativo
Daniel Silva Dalberto
Francianye Fernada Jorte da Costa

BOLSISTA
Leonardo Andrade de Souza

Resumo: O projeto de Extensão Ifeducativo se desenvolverá no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra, com alunos de 9º ano do ensino fundamental das escolas do município de Tangará da Serra. Portanto, objetivamos com este projeto preparar os alunos do nono ano das escolas públicas do município de Tangará da Serra para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertado pelo Instituto Federal no município. Desenvolveremos ações para contribuir com o conhecimento técnico nas áreas de língua portuguesa e matemática a todos os participantes.

3 - TÍTULO DO PROJETO:  Educação Ambiental: Integração escola sociedade a partir do lixo
COORDENADOR: Fausto Jacomin
PERÍODO DE VIGÊNCIA: 01 de julho de 2015 até 31 de dezembro de 2015

EQUIPE EXECUTORA
Docentes
Erica Baleroni Pacheco
Pedro Clarindo da Silva Neto

Técnico Administrativo
Sherman Walter Soares da Silva

BOLSISTA
Aiesa Moraes Rosa

Resumo:A problemática ambiental abrange uma série de questões de ordem política, econômica, cultural, social e não apenas de ordem ecológica. Para se alcançar uma transformação de hábitos na sociedade, a fim de conscientizar as pessoas dos problemas ambientais, a educação ambiental tem sido apontada como melhor estratégia. Na teoria a educação ambiental não deveria se tornar mais uma disciplina do currículo da educação formal, e sim, o meio ambiente deveria, como tema transversal, permear todas as disciplinas em busca de uma interdisciplinaridade. Capra (2003), defende que para se alcançar uma sociedade sustentável é necessária uma educação que ensine os princípios básicos da ecologia, o que ele chama de alfabetização ecológica e acredita que esta educação deve ser realizada através de projetos. Dentre todos os problemas ambientais, o do lixo é um dos mais preocupantes. Assim sendo, este trabalho propõe uma série de procedimentos que buscam uma educação ambiental com enfoque interdisciplinar, para se alcançar a alfabetização ecológica, utilizando o lixo como tema gerador e uma redução na utilização de produtos descartáveis, além de incentivar o descarte correto deste material.

  

4 - TÍTULO DO PROJETO: O Ensino de Violão no IFMT Campus Avançado Tangará da Serra.
COORDENADOR: Michael Alves de Almeida
PERÍODO DE VIGÊNCIA: 01 de julho de 2015 até 31 de dezembro de 2015
BOLSISTA: Mailon Bruno Pedri de Campos
EQUIPE EXECUTORA: Rafael Junior da Silva Pohu

Resumo: O ensino de violão vem se destacando no âmbito dos projetos sociais, pesquisas e extensão, por ser dentre os instrumentos harmônicos o que possui menor custo benefício para ser adquirido e estar entre os instrumentos mais difundidos entre a população brasileira. A implementação e execução do projeto de extensão O Ensino de Violão no IFMT Campus Avançado Tangará da Serram-MT, desponta com um dos primeiros projetos de extensão que o campus Avançado está oferecendo para sua comunidade. Com objetivo principal de ampliar e desenvolver o aprendizado musical tendo o violão como instrumento base para esta atividade, visando um aumento da produção artística musical na cidade, tendo o foco principal a comunidade interna, contribuindo para a melhoria das relações interpessoais dos alunos do projeto, difundindo também o nome do IFMT perante a comunidade Tangaraense.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado Tangará da Serra

Rua José de Oliveira (28), 980 N - Bairro: Vila Horizonte - CEP: 78302-116

Telefone: (65) 3311-8500

Tangará da Serra/MT