início do conteúdo

TCC 2020

 

A APLICAÇÃO DO TREINAMENTO DE ROTAÇÃO DE CARGOS EM UMA EMPRESA EDUCACIONAL DE MATO GROSSO
Acadêmica: Renata Gabrielli Silva Borges Ramos
Orientador: Prof. Me. Joseano Lira Santos

Resumo:
A rotação de cargos é uma ferramenta de treinamento muito­ importante para o crescimento profissional dentro da organização, pois possibilita aos funcionários uma visão macro da empresa, adquirir novas experiência e desenvolver novas funções. Esse artigo tem o objetivo de apresentar a aplicação do treinamento de rotação de cargos de uma empresa no ramo educacional de Mato Grosso. O método a ser utilizado é pesquisa multi-método com análise qualitativa e quantitativa, através de questionários com perguntas descritivas direcionadas aos gerentes, e perguntas objetivas e descritivas direcionadas aos funcionários. Como hipótese de trabalho, a pesquisa verificará se: a) a empresa no ramo educacional aplica o treinamento de rotação de cargos com os funcionários; b) sua finalidade para a aplicação do treinamento de rotação de cargos; c) e o que os gestores, estrategicamente, visam ao realizar o respectivo treinamento.
Palavras-chave: Treinamento, Colaboradores, Rotação de Cargos.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

A AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA ANÁLISE COMPARADA DOS SETORES ADMINISTRATIVOS MUNICIPAIS.
Acadêmica: Alline Silva dos Santos
Orientador: Prof. Dr. Adilson Vagner de Oliveira

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi analisar quais critérios são levados em consideração nos modelos de avaliação de desempenho e progressão de servidores administrativos das gestões municipais, e se esses critérios são, de
alguma forma, incentivos ao desenvolvimento do servidor no que diz respeito à produtividade. Para esta pesquisa, foram realizados estudos bibliográficos referentes ao tema e análises documentais comparadas entre avaliações de desempenho de 10 prefeituras do estado de Mato Grosso. Os resultados apontam que a) o critério produtividade aparece em todos os modelos de avaliação b) a avaliação de desempenho deve servir como um incentivo para a produtividade no setor público; c) os modelos de avaliação não apresentam incentivos para a formação continuada dos servidores administrativos; d) a discricionariedade dos itens e pontuações locais de avaliação produzem um efeito negativo sobre os modelos documentais.
Palavras-chave: Progressão, Avaliação de Desempenho, Produtividade.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

A ROTATIVIDADE DE COLABORADORES NA ÓTICA DOS GESTORES QUE ATUAM NO COMÉRCIO VAREJISTA NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA
Acadêmica: Lucimar Silva de Brito
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Márcio da Silva

Resumo:
As organizações e/ou instituições, para sua sobrevivência, têm se transformado rapidamente. Acompanhando as transformações sociais, a área de gestão de pessoas tem sofrido grandes modificações. As pessoas têm deixado de ser apenas mais um recurso organizacional para se tornarem capital intelectual. Desta forma, esta pesquisa investigou os desafios encontrados pela gestão em relação à rotatividade de pessoal no comércio varejista da cidade de Tangará da Serra-MT, tendo como suporte a abordagem teórico-bibliográfica que trata da rotatividade de pessoal nas organizações. Especificamente, a pesquisa analisou a percepção dos gestores diante da rotatividade de pessoal, além de verificar como a gestão pode contribuir para minimizar os efeitos gerados com a rotatividade quando ocorre por iniciativa do colaborador. Para tanto, como procedimento metodológico, a pesquisa contou com uma análise qualitativa, por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a 18 (dezoito) gestores de empresas do shopping do município. As informações coletadas possibilitaram a verificação do posicionamento dos gestores, assim como uma análise se os mesmos utilizam-se de ferramentas estratégicas que focam na redução dos efeitos causados pela rotatividade, uma vez que ela gera custos à empresa, perdas na produção e nos lucros, prejudicando a saúde organizacional. Por meio da análise dos resultados, a pesquisa visa contribuir na correção de distorções dos fatores que geram a rotatividade, colaborando para a melhoria do clima organizacional das empresas. Além disso, também propicia um maior entendimento de como os gestores lidam com esta questão.
Palavras-chave: Gestão Estratégica. Desafios. Rotatividade.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

ANÁLISE DOS PERFIS DAS VAGAS DE EMPREGOS NAS AGÊNCIAS EM TANGARÁ DA SERRA - MT
Acadêmica: Alteniza Ribeiro da Silva
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Márcio da Silva

Resumo: O mercado de trabalho configura-se como um termo dinâmico, empregado para aludir às mais diversas formas de trabalho que possam existir, abrangendo tanto os trabalhos manuais quanto os intelectuais. Sob a ótica dos Recursos Humanos, conhecer o perfil de uma vaga de emprego é fundamental, pois é a partir dela que se pode traçar um planejamento estratégico para a área. Por esse viés, essa pesquisa se funda em conhecer um pouco mais sobre os perfis requisitados por empresas especializadas em captação de empregos na cidade de Tangará da Serra-MT. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica que teve como base artigos científicos e autores como Idalberto Chiavenato, Antônio Carlos Gil, Jean Pierre Marras, Isabel Cristina Caetano Dessotti, e pesquisa de campo. Foram analisadas oito agências, das quais apenas duas forneceram informações detalhadas das exigências das vagas. Dos requisitos presentes nas vagas, foram observados, condições como: experiência, grau de escolaridade, curso profissionalizante, sexo, idade, estado civil e pessoa com deficiência. Conclui-se, então, que o estudo mostrou-se favorável quanto ao que se propunha como objetivo, qual seja a análise do perfil de vagas disponibilizada por agências do município de Tangará da Serra – MT. Tornando como possibilidade a contribuição para a produção científica de novos conhecimentos que possam somar para o crescimento da área dos Recursos Humanos no Brasil.
Palavras-chave: Vaga. Recursos Humanos. Recrutamento. Seleção.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE PERFIL MBTI: UMA DEMONSTRAÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAS EM UMA REDE SUPERMERCADISTA DE MATO GROSSO
Acadêmica: Mayara Cristina de Souza
Orientadora: Profª. Me. Katia Valeria Alves de Lima

Resumo:
A análise de perfil comportamental integra o conjunto de métodos usados no processo de seleção de colaboradores para as organizações, possibilitando conhecer tendências comportamentais mediante alguns estímulos. O presente artigo aborda uma investigação sobre os efeitos da aplicação do uso dessa ferramenta no processo de seleção de pessoas. O objetivo desta pesquisa é: apresentar a ferramenta de análise de perfil comportamental MBTI 3 ; aplicar a ferramenta no processo de seleção de pessoal; e descrever os resultados do processo de seleção conforme demonstração da ferramenta aplicada. Em termos metodológicos a pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos adotados para o alcance desses objetivos utilizou-se a pesquisa-ação, pois houve um papel ativo da pesquisadora na intervenção da realidade dos fatos, por meio da análise de perfil comportamental de candidatos que participaram do processo seletivo em uma rede supermercadista. A realização da investigação permitiu a identificação de aspectos imprescindíveis no processo de seleção, como a compatibilidade de perfil do candidato com as características requeridas para o cargo proposto e avaliação de suas competências. Com isso o avaliador teve maiores condições para conduzir o processo de modo mais assertivo.
Palavras-chave: Perfil comportamental. MBTI. Seleção de pessoas.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA-MT
Acadêmica: Nelma Ferreira da Cruz
Orientadora: Profª Me. Débora Borges dos Santos

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar como os estudantes podem adquirir características e habilidades necessárias para se tornarem empreendedores, por meio do conhecimento aplicado pelos docentes nas instituições de ensino. Em termos metodológicos, inicia-se a pesquisa com revisão bibliográfica, seguida de pesquisa de campo com uma abordagem quantitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados, aplicados a discentes do Ensino Médio e de graduação em escolas e faculdades localizadas no município de Tangará da Serra - Mato Grosso, durante o primeiro semestre de 2020, realizado o envio para cem (100) pessoas, contando com devoluções de 44 (quarenta e quatro) amostras. Os resultados demonstram que uma das principais características do empreendedorismo tem sido a capacidade de identificar oportunidades e também prestar atenção às novas mudanças que ocorrem no ambiente e, portanto, saber como agir da maneira como elas ocorrem. Porém, os alunos reconhecem que para diminuir desafios relacionados a captação de recursos de investimentos e administrar finanças faz necessária a implantação de cursos universitários em disciplinas ou temas relacionados ao empreendedorismo. 
Palavras-chave: Empreendedorismo. Habilidades Empreendedoras. Educação Empreendedora.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

EMPRESA DE SEGURANÇA ELETRÔNICA PATRIMONIAL DE TANGARÁ DA SERRA: OS PERFIS PROFISSIONAIS BÁSICOS PARA O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Acadêmica: Mariana C. Gomes Guedes
Orientador: Prof. Me. Joseano Lira Santos

Resumo:
O objetivo deste trabalho é delinear os perfis profissionais básicos para o processo de recrutamento e seleção (R&S) de uma empresa do segmento de segurança eletrônica patrimonial localizada no município de Tangará da Serra/MT, considerando os métodos e processos que são definidos diante da necessidade da empresa, atendendo sua cultura e suas políticas. Deste modo foi identificado e elaborado rotinas que melhor atendem às necessidades da empresa. Para isso, destacam-se os processos e métodos aplicáveis ao R&S e assim obter um melhor resultado na fase da admissão. Em termos metodológicos, além da pesquisa bibliográfica, adotou-se a pesquisa-ação com intervenção na respectiva empresa, com foco no delineamento do perfil básico de seus profissionais. Logo, na organização faz-se necessária a implantação, além da descrição de cargos e salários, o estabelecimento formal da sua cultura, missão, visão e valores, do gerenciamento do perfil profissional básico para tornar o processo mais assertivo.
Palavras-chave: Recrutamento & Seleção, Perfil Profissional, Segurança Eletrônica Patrimonial.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

FATORES QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DE CONFLITOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO
Acadêmica: Taisa Gabrieli Pereira Pizzoni
Orientador: Prof. Dr. Adilson Vagner de Oliveira

Resumo:
Os conflitos são praticamente inevitáveis e podem ocorrer em diferentes ambientes da vida social, familiar e organizacional. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a gestão de conflitos em instituições públicas de ensino, a fim de reconhecer padrões de comportamento organizacional e identificar as ferramentas que são utilizadas pelos gestores na gestão diante dos conflitos. Em termos metodológicos, a pesquisa é caracterizada pela natureza qualitativa, realizada por meio de questionário online com 20 gestores de instituições de ensino. Os resultados apontam que a comunicação tem sido a principal fonte de conflitos existentes nas instituições públicas, gerando conflitos de relacionamentos que não tem sido mediado pelos gestores por ausência de conhecimento técnico para lidar com as relações interpessoais, além da sobrecarga de tarefas em consequência da falta de servidores que acarretam desmotivação e adoecimento institucional.
Palavras-chave: Conflitos. Instituição Pública. Gestão.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

GÊNERO E TRABALHO: NOTAS SOBRE ALGUNS DESAFIOS DA MODERNIDADE PARA A LIDERANÇA FEMININA
Acadêmica: Eunice Ramalho dos Santos
Orientador: Prof. Dr. Adilson Vagner de Oliveira

Resumo:
A gestão feminina possui características particulares que foram socialmente construídas, e que ao longo do tempo moldaram um estilo de liderança específico. Diante disso, esta pesquisa visa identificar os fatores que agem sobre a permanência das mulheres em cargos de gestão, a fim de compreender como se constroem atualmente as carreiras profissionais de mulheres no mercado de trabalho. Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas através de questionários estruturados aplicados a 15 gestoras de diferentes ramos de atividades no município de Tangará da Serra-MT, no primeiro semestre de 2020. Os resultados apontaram as dificuldades das gestoras em equilibrar os papéis sociais que desempenham, o peso da responsabilidade sobre a liderança feminina nas empresas, a importância que atribuem ao cargo, os mecanismos usados para manter em harmonia a vida pessoal e profissional, através da divisão de responsabilidades, agendamentos de atividades, diálogo familiar e organização, mas abdicariam ao cargo por questões familiares e salários incoerentes à posição.
Palavras-chave: Gestão Feminina. Liderança. Mulheres. Organização.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

GESTÃO DE PESSOAS: UMA ANÁLISE NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA - MT
Acadêmica: Aldinéia Rodrigues Angola 
Orientadora: Profª Me. Débora Borges dos Santos

Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas adotadas no gerenciamento de pessoas realizadas pelas empresas do setor de Comércio do município de Tangará da Serra-MT. Busca-se evidenciar um comparativo entre o que é apresentado na literatura atual dos processos inerentes à Gestão de Pessoas (GP) e o que tem sido praticado pelas empresas pesquisadas. Para alcançar os objetivos, foi realizado a priori pesquisa bibliográfica e posteriormente uma pesquisa de campo com aplicação de questionário aos responsáveis pela área de Recursos Humanos (RH) de 35 empresas.
Foi possível identificar através de análise quantitativa, que o departamento de GP das empresas ainda se comportam muito prematuramente, considerando-os como recurso estratégico, e se limitam às atividades tradicionais da área de folha de pagamento, e que, por mais que haja a necessidade indicada pela literatura especializada da GP, exercer o papel de parceiro no planejamento estratégico, esta não tem sido a prática vigente nas empresas estudadas.
Palavras-chave: Práticas. Departamento de Gestão de Pessoas. RH.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER NO FUTURO
Acadêmica: Tamiris Vieira Batista
Orientador: Prof. Dr. Breno Dutra Serafim Soares

Resumo:
Este artigo tem como objetivo determinar quais as características e habilidades fundamentais exigidas de um líder no futuro. Para responder tal pergunta, é preciso determinar quais os estilos possíveis de liderança para melhor lidar com os colaboradores; como esses estilos evoluíram e; quais as causas dessa evolução. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza pela natureza qualitativa e divide-se em dois momentos: 1º) pesquisa bibliográfica sobre evolução do conceito de liderança e; 2º) aplicação de questionário estruturado com líderes de diferentes ramos de atividades empresariais, nos meses de junho e julho de 2020, na cidade de Tangará da Serra/MT. Portanto, através do questionário aplicado mostrou-se que todos os líderes estão atentos ao que acontece no mundo dos negócios, independente do seu ramo de atuação. Ficando claro que todos os líderes entrevistados estão conectados às inovações que aparecem na internet e estão buscando se renovarem a partir dessas informações, para melhor administrarem suas empresas.
Palavras-chave: Liderança. Características. Futuro.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

PRINCIPAIS FATORES DE MOTIVAÇÃO IDENTIFICADOS NOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL ANTENOR SOARES EM TANGARÁ DA SERRA
Acadêmica: Rosana Costa da Silva
Orientador: Prof. Me. Joseano Lira Santos

RESUMO:
A motivação faz parte do comportamento humano, pois é por meio dela que o indivíduo se esforça para conquistar seus desejos, realizar sonhos, tanto na vida pessoal como na profissional. Nesse sentido, a realização deste trabalho tem o objetivo de identificar quais são os principais fatores de motivação dos professores dos anos iniciais de uma escola da rede pública municipal de Tangará da Serra - MT. Assim, para atendê-lo foi preciso elaborar os seguintes objetivos específicos: apresentar os principais conceitos de motivação; identificar o perfil destes profissionais e analisar os elementos motivacionais para o trabalho nos anos iniciais. Nesse sentido, em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza pela natureza qualitativa, visto que foram realizadas entrevistas com professores da educação dos anos iniciais com questionários de perguntas abertas, no primeiro semestre 2020. Sendo assim, a hipótese do estudo baseia-se nos fatores motivacionais intrínsecos que estão relacionados com sentimentos e realizações pessoais, na expectativa de que os professores gostem de trabalhar com o referido público, no sentido de contribuir para o bom desenvolvimento educacional. Identificou-se que o principal fator motivacional para esses profissionais é o fato de contribuírem para o desenvolvimento dos alunos.
Palavras-chave: Motivação. Ensino Fundamental. Professores.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: UMA PROPOSTA ESTRATÉGICA AOS GESTORES DA ÁREA DA SAÚDE DE TANGARÁ DA SERRA/MT
Acadêmica: Edna Teixeira da Isplenda
Orientadora: Profª. Me. Maria Cleunice Fantinati da Silva

Resumo:
Esta pesquisa, analisa como gestores, na área da saúde, desenvolvem habilidades na resolução de conflitos interpessoais nas organizações e averiguar como lidam com esses desacordos. Também, como utilizam as suas potencialidades para reverter situações conflituosas em mudanças significativas, no desempenho organizacional. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, descritiva com análise de questionário aberto de forma oral, realizada em instituição de saúde pública na cidade de Tangará da Serra/MT. Os procedimentos metodológicos iniciaram-se com a elaboração do questionário, seguido da aplicação aos referidos gestores. As respostas foram gravadas e transcritas. Posteriormente, selecionadas e agrupadas de acordo com a semelhança para a análise. A análise dos dados demonstrou que os gestores conduzem situações de conflito no trabalho, revertendo-o numa situação positiva que impulsione e motive a equipe que lideram, assim proporcionando o crescimento dos membros de sua equipe. Para a discussão analítica dos dados, buscou-se por teóricos conceituados na área de resolução de conflitos como Chiavenato (2015), Marras (2016), Fiorelli (2017), Robbins (2005), e outros que foram necessários, durante o estudo. Os resultados da pesquisa indicam alguns pontos concludentes, como por exemplo: as estratégias na gestão de conflitos adotadas pelos gestores de saúde no Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito de Tangará da Serra / MT. Também, percebeu-se que a liderança possui um papel importante na gestão de equipes e na resolução de conflitos interpessoais nas organizações. Deste modo, foi possível considerar que conflitos podem produzir benefícios para a organização.
Palavras-chave: Conflitos interpessoais, gestores, resolução de conflitos.

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra.

 

OS EFEITOS DA GINÁSTICA LABORAL PARA COLABORADORES DE UMA EMPRESA DE RAÇÃO EM NUTRIÇÃO ANIMAL
Acadêmico: Luiz Carlos Elisário 
Orientador: Prof. Me. Donizeti Ferreira barbosa Junior

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da Ginástica Laboral – GL para colaboradores de uma fábrica de ração em nutrição animal, no município de Tangará da Serra - MT, uma vez que a compreensão desses efeitos é de grande relevância para prevenção e manutenção da saúde do trabalhador. Foi utilizado um questionário como método de coleta de dados, com uma abordagem qualitativa, onde foi possível observar resultados positivos em relação a melhoria na qualidade de vida e do trabalho. Os resultados apontam que A) a Ginástica Laboral trouxe efeitos positivos tanto para os colaboradores quanto para empresa; B) houve melhoria na qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores; C) constatamos que a GL é desenvolvida na empresa semanalmente; D) Obrigatoriedade da LTCAT e melhoria na qualidade de vida dos colaboradores, foram motivos que levaram a empresa a aderir pelo programa de ginástica laboral.
Palavras-chave: Qualidade de Vida. Ginástica Laboral. Saúde

Clique aqui para acessar o trabalho na íntegra. 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado Tangará da Serra

Rua José de Oliveira (28), 980 N - Bairro: Vila Horizonte - CEP: 78302-116

Telefone: (65) 3311-8500

Tangará da Serra/MT