Simulação - Recrutamento e Seleção

Publicado por: Campus Tangará da Serra / 24 de Maio de 2019 às 08:08

Simulação insere alunos em processo de Recrutamento e Seleção

O processo de recrutamento e seleção é uma das fases mais estratégicas em uma empresa, pois é a partir dele que novos talentos chegam à organização. Para se aprofundar no tema, alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de RH participaram de uma intensa atividade prática, durante os meses de abril e maio, no IFMT campus avançado Tangará da Serra.

Inicialmente, a turma de Tecnologia em Gestão de RH se dividiu em grupos para a apresentação das etapas de recrutamento e seleção, já estudados em sala de aula. Em seguida, foi realizada uma simulação de um processo seletivo para quinze vagas de diversos cargos cujas exigências contemplavam do ensino fundamental ao nível superior, nas quais os alunos dos cursos técnicos em RH e Comércio interpretavam os candidatos. Durante a atividade, foi possível vivenciar diversas etapas reais do processo, como anúncio de vaga, triagem de currículos, dinâmicas de grupo, entrevista coletiva e individual e feedback.

Descrição de cargos, fontes de recrutamento e anúncios, planejamento e operacionalização do processo seletivo e divulgação do resultado também foram alguns dos fatores abordados durante a simulação, bem como a importância em traçar e identificar o perfil mais adequado para cada tipo de vaga e sobre o valor do trabalho em equipe.

Para os alunos do 3º semestre do CST em Gestão de RH, a atividade possibilitou uma série de conjunturas e desafios que envolvem o dia a dia dos profissionais da área. Já para os alunos dos cursos técnicos de RH integrado ao ensino médio, a atividade ajudou a aprender como elaborar de forma objetiva um currículo, como se comportar em uma entrevista para o primeiro emprego, além do uso eficiente das ferramentas tecnológicas no preenchimento à vaga pretendida.

“A aplicabilidade do conhecimento teórico foi o principal objetivo desta atividade, e oportunizar aos alunos às práticas no momento de um processo de recrutamento e seleção”, disse Joseano Lira Santos, professor da área de Gestão e Negócios do campus avançado Tangará da Serra.