início do conteúdo

Dissertação de servidora do IFMT Tangará da Serra conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal

Publicado por: Reitoria / 6 de Dezembro de 2024 às 17:48

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da Serra do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), conquistou o Prêmio Jovem Investigadora do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP) e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).

A premiação, realizada virtualmente no início de dezembro, é um reconhecimento à dissertação de mestrado intitulada “Proposta de um Índice para Aferir as Ações de Sustentabilidade: O Caso IFMT”, destacando sua relevância na área de Sustentabilidade e Negócios Sociais.

Camila desenvolveu sua pesquisa no programa de mestrado em Gestão das Organizações, Ramo Gestão Pública, sob a orientação do Prof. Doutor Rui Filipe Pereira Bertuzi da Silva, com a coorientação do Prof. Doutor Fernando Parra dos Anjos Lima. A dissertação propôs um novo índice que visa medir e avaliar as práticas de sustentabilidade adotadas pelo IFMT, trazendo contribuições significativas para a instituição e para o debate sobre sustentabilidade no setor educacional.

A servidora explicou que o trabalho apresenta uma nova abordagem para avaliar a sustentabilidade em instituições de ensino, de modo a aferir as ações de sustentabilidade, identificar problemas e auxiliar no melhor planejamento administrativo. "Estou muito honrada e feliz pelo prêmio. Agradeço o apoio dos gestores e à instituição pela oportunidade dessa experiência internacional”, afirmou Camila.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMT, Epaminondas Matos, a pesquisa reflete um compromisso com a promoção de práticas sustentáveis e a responsabilidade social, elementos essenciais para o desenvolvimento de uma educação que respeite o meio ambiente e contribua para um futuro mais sustentável.

“Esse é um marco significativo não só para o IFMT, mas também para a comunidade acadêmica brasileira, que ganha destaque em um cenário internacional. O IFMT parabeniza a servidora e reforça seu compromisso com a pesquisa e a inovação, incentivando outros acadêmicos a seguirem na busca por soluções que promovam a sustentabilidade em todas as suas dimensões”, disse Matos.

O diretor do campus Tangará da Serra, Francisco Américo completou: “esta conquista representa um passo importante na trajetória da Camila e um convite à reflexão sobre a responsabilidade de todos na construção de um mundo mais sustentável. Que sua história inspire muitos outros a se dedicarem à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções inovadoras em prol da sustentabilidade”.

Além do reconhecimento pela dissertação, a servidora se destacou pela produção acadêmica, tendo publicado quatro trabalhos científicos que abordam diferentes aspectos da sustentabilidade.

A lista completa das publicações inclui:

1.    BENNEMANN, C. B.; LIMA, F. P. A.; SILVA, R. F. P. B. (2024). Using a sustainability measurement metric to assess a campus of the federal Institute of Education, Science, and Technology of Mato Grosso (IFMT). Cuadernos de Educación y Desenvolvimento, Espanha, v. 16, p. e4560.

2.    BENNEMANN, C. B.; LIMA, F. P. A.; SILVA, R. F. P. B. (2024). Avaliação da sustentabilidade institucional de um campus avançado do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) através da proposta de um novo índice de sustentabilidade. Revista Brasileira de Meio Ambiente & Sustentabilidade, v. 4, p. 28-59.

3.    BENNEMANN, C. B.; LIMA, F. P. A.; SILVA, R. F. P. B. (2024). Indicadores de Sustentabilidade: Uma Análise Bibliográfica da Literatura. Sustentabilidade, Tecnologia e Meio Ambiente: tópicos atuais em pesquisa - Volume 2. 1ed.: Editora Científica Digital, v. 2, p. 113-127.

4.    BENNEMANN, C. B.; LIMA, F. P. A.; SILVA, R. F. P. B. (2024). A Evolução Histórica da Sustentabilidade: Uma Análise Bibliográfica. Sustentabilidade: desafios e impactos. 1ed.: Editora Científica Digital, v. 1, p. 8-20.

O Prémio Jovem Investigador - visa selecionar os melhores trabalhos finais de mestrado (dissertação ou relatório de estágio/ projeto) propostos por estudantes inscritos nos cursos ministrados no ISCAP. Além da área de Sustentabilidade e Negócios Sociais o prêmio contempla, ainda: Gestão de Recursos e Competências, Sistemas de Informação para a Tomada de Decisão e Transição Digital e Comunicação e Tecnologias. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Tangará da Serra

Rua José de Oliveira (28), 980 N - Bairro: Vila Horizonte - CEP: 78302-116

Telefone: (65) 3311-8500

Tangará da Serra/MT