A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, por meio do Departamento de Inovação Tecnológica divulgou nesta segunda-feira, dia 09 de agosto, a programação da Mostra de Tecnologias do Agro do IFMT, o evento compõe a programação da Semana da Inovação de Mato Grosso e será realizado de forma virtual no dia 23 de agosto, a partir das 14 horas, pelo IFMT TV (YouTube).
A Mostra de Tecnologia do Agro é um evento focado na demonstração do potencial de pesquisa do IFMT nos setores do agro e agricultura familiar, trazendo para os setores produtivos e a toda sociedade trabalhos relevantes que poderiam ser utilizados, por meio de parcerias, para o desenvolvimento social, econômico e sustentável de Mato Grosso.
O evento contará com uma palestra de abertura, ministrada pelo Prof. Dr. Josias do Espírito Santo Coringa (Campus Cuiabá - Bela Vista), fazendo uma sensibilização da comunidade interna e externa sobre o potencial e benefícios de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas. Na sequência serão apresentados resultados de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no IFMT, que atendem a temática do evento: Agro e Agricultura Familiar.
Projeto 1: Análise de um contador de sementes e grãos de baixo custo - Prof. Dr. Victor Arlindo Taveira de Matos (Campus São Vicente)
Projeto 2: Sistema para monitoramento de precisão de florestas de eucalipto com o emprego de sensoriamento remoto e inteligência artificial em nuvem - Prof. Dr. Alexandre dos Santos (Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo)
Projeto 3: Utilização de RPAs na Agricultura: Perspectivas e possibilidades para o Mato Grosso - Prof. Dr. Fernando João Bispo Brandão (Campus Avançado Diamantino)
Projeto 4: Projetos desenvolvidos no contexto da produção animal no município de Sorriso-MT - Prof. Dr. Elio Barbieri Junior (Campus Sorriso)
A chefe do Departamento de Inovação Tecnológica, Fernanda Caldeira, destacou que a mostra é um evento destinado à sensibilização e à divulgação do potencial e da qualidade da pesquisa do IFMT.
“Uma pequena mostra, em termos de quantidade, porém uma grande demonstração que o IFMT faz pesquisa de ponta, seja para o grande agronegócio de Mato Grosso, seja para a agricultura familiar, possibilitando a melhoria na produção e na qualidade de vida dos produtores”, disse Caldeira.