Projeto de extensão: ciências da natureza da teoria à prática

Publicado por: Campus Tangará da Serra / 24 de Maio de 2021 às 16:51

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias da Teoria à Prática

Com a deflagração da pandemia do novo coronavirus no Brasil, profissionais das mais diversas áreas tiveram que se adaptar a novas metodologias de trabalho, e a área da educação, sem dúvidas, também foi afetada. No entanto, as atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFMT campus avançado Tangará da Serra não pararam; o desenvolvimento do projeto de extensão “Ciências da Natureza e Suas Tecnologias da Teoria à Prática” é uma prova disto.

Aprovado no Edital Nº 17/2020 - RTR-PROEX/RTR/IFMT, sob a coordenação do professor Francisco Américo da Silva, dois egressos do ensino médio e três estudantes, sendo um deles bolsista, desenvolvem o projeto cujo objetivo é proporcionar atividades pedagógicas na área de ciências da natureza e suas tecnologias para alunos da educação básica e ensino médio de outras escolas do município de Tangará da Serra, durante o ano letivo de 2021 através de webaulas apresentadas pela equipe executora.
As atividades práticas, construção de maquetes e filmagens estão sendo desenvolvidas  nas dependências do IFMT Campus Avançado de Tangará da Serra, com todos os cuidados fitossanitários sugeridos pela OMS para prevenção da covid-19, buscando contribuir com a formação de Professores em Física, Ciências Matemáticas e da Natureza e áreas afins, ofertando possibilidades no despertar curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica.
Desta forma, será construído um produto educacional, que será disponibilizado para as escolas participantes  visando contribuir com a formação contínua dos professores.
As seis metas propostas durante a execução do projeto, estão alinhadas nos eixos temáticos norteadores: Matéria e Energia; Terra e Universo; Saúde. O produto educacional busca atender à proposta da BNCC, envolvendo as competências gerais “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” (BNCC), na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais.

Clique aqui para acompanhar a atividades "Eletrodinâmica".

Clique aqui para acompanhar a atividade "Determinando a Constante de PlacK"