Mês da Mulher: IFMT-TGA Promove Reflexões Profundas Acerca da Equidade de Gênero

Publicado por: Campus Avançado de Tangará da Serra / 8 de Abril de 2024 às 17:26

Campus Tangará da Serra - IFio da Meada
Por: Bruno Esquer Ribeiro - Discente do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

No dia 08 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher, o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado de Tangará da Serra (IFMT-TGA) mergulhou em uma série de eventos e discussões dedicadas a reconhecer, valorizar e refletir sobre as lutas femininas e as contribuições das mulheres na sociedade. Sob a coordenação do IFMT-TGA e do Grêmio Estudantil-IFrêmio, o campus tornou-se palco de palestras, exposições culturais e debates.

A programação diversificada, que ocorreu ao longo do mês, proporcionou aos nossos discentes e servidores uma imersão nos diferentes aspectos da condição feminina na sociedade contemporânea, desde suas conquistas na literatura até os desafios enfrentados no cotidiano.

A palestra inaugural, "Difusão da Cultura e Literatura Mato-Grossense, com Destaque à Figura da Mulher Escritora", aconteceu no dia 14 de março, proferida pela escritora Marta Helena Cocco - ocupante da Cadeira 18 da Academia Mato Grossense de Letras - propiciou um panorama da presença e influência das mulheres na produção literária do estado de Mato Grosso.

No dia 16 de março, a psicóloga Karine de Souza Santos fez uma reflexão profunda na palestra “Como você se Sente Diante da Violência Velada Contra Mulher? Considerações Sobre Afeto e Desenvolvimento Psicológico”. Essa palestra foi seguida por um Intervalo Cultural, que incluiu exposição de trabalhos artísticos, do clube de Artes Visuais do IFMT-TGA, poemas de produções femininas e músicas nacionais compostas e interpretadas por mulheres.

Ainda no dia 16, os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao documentário "Como ela faz", seguido por uma instigante Roda de Conversa que permitiu a troca de ideias e experiências a respeito das questões levantadas pelo documentário.

Encerrando as atividades, nos dias 18 e 19 de março, a Professora Dra. Hilda Regina Olea, Diretora da DRICP (Diretoria de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares), Pró-Reitora da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) e Presidente da Comissão Permanente de Participação Feminina no IFMT - Elas no IFMT, ministrou uma palestra esclarecedora sobre "Equidade de Gênero, a Mulher no IFMT e em Nossa Sociedade".

Destacamos ainda algumas atividades desenvolvidas em sala de aula que incentivaram os discentes a refletirem sobre a importância desta data. A professora  de Língua Portuguesa, Daniele Silva, propôs a criação de um banner digital em homenagem às mulheres. Através de pesquisas e das produções artísticas, os discentes puderam conhecer  as contribuições de importantes mulheres cientistas, esportistas e etc. Também em sala de aula, a professora de Educação Física, Priscilla  Bastos, abordou o tema "Mulheres no Futebol", promovendo reflexões sobre a inserção feminina neste esporte tão popular no Brasil, sensibilizando para a importância da luta pela igualdade de gênero no esporte.

Essa série de eventos objetivavam sensibilizar discentes e servidores acerca dos desafios enfrentados pelas mulheres no mundo contemporâneo e que a luta por equidade deve estar na pauta de reflexões dos espaços educacionais. O IFMT-TGA mais uma vez se destacou como um espaço de aprendizado, engajamento e inclusão.