No 1° Semestre de 2023 foram distribuídos KIT´s da “Merenda Seca” para os discentes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Esse recurso foi destinado aos campi da rede IFMT pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A compra destes produtos foi realizada pela DSAEstudantil - Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidade da Reitoria do IFMT e a seleção dos produtos foi executada pela nutricionista da DSAEstudantil, Luciana Sampaio Cunha da Silva. Como especialista na área, Luciana tem diferentes e sensíveis perspectivas sobre questões alimentares e sabe a pertinência de suas sugestões, para que possa haver um planejamento voltado às necessidades dos estudantes, destinando os recursos financeiros da forma correta, no lugar e na hora certa.
Em uma pergunta direcionada a Luciana Silva sobre como ocorreu o processo de escolha dos produtos para a alimentação dos discentes da rede federal do Mato Grosso, ela nos conta que: “Considerando que a aplicabilidade das Boas Práticas de Fabricação, como armazenamento de produtos na temperatura adequada, preparo dos alimentos por pessoas capacitadas, estrutura e equipamentos adequados, torna-se temporariamente inviável, foi feita uma busca de opções de gêneros alimentícios que atendesse ao cenário institucional em menor tempo hábil no contexto da administração pública, visto a urgência em que os estudantes precisavam desse atendimento.”
O processo da escolha dos produtos considerou as opções que atendessem o cenário institucional em um curto espaço de tempo, no contexto da administração pública, dada a urgência com que os alunos precisam desses serviços.
O nome “Merenda Seca” foi a nomenclatura escolhida pela DSAE para atribuir aos alimentos que não necessitam de refrigeração para armazenamento e são adquiridos no âmbito do PNAE para distribuição aos alunos do Ensino Médio Integrado. São alguns dos produtos: Amendoim torrado, Biscoito amanteigado de leite, Biscoito integral cacau, Biscoito maisena, Biscoito tipo cream Cracker, Café Torrado e Moído, Chá de erva cidreira, Chá de erva doce, Leite em pó integral.
A distribuição desses alimentos foi efetuada pela quantidade de estudantes matriculados no Ensino Médio Integrado que cada campus possui conforme o Censo Escolar 2021.
Segundo Luciana Silva, “Enquanto nutricionista, destaco que nem de longe tais produtos atendem as necessidades nutricionais quantitativa e qualitativa de nossos estudantes, pois conforme o Guia Alimentar para a população brasileira, alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, são a base de uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.” No entanto, antes dessa iniciativa de compra de Merenda Seca o recurso do PNAE não era executado, sendo sempre devolvido.
Ao ser perguntado o por que só agora começaram a ser distribuídos esse tipo de alimentação nos Campi do IFMT, a nutricionista Luciana respondeu que “Alguns desafios precisaram ser superados para o início do processo de implantação da alimentação escolar, sendo o primeiro de todos, a presença do profissional nutricionista na equipe da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (DSAEstudantil) da reitoria, que só ocorreu em agosto de 2022”.
Como mencionado acima, a nutricionista sabe da importância dessa etapa e, portanto, são os que lideram a defesa e o planejamento de suas ofertas no ambiente institucional.
A Merenda Seca é uma das primeiras iniciativas de garantir uma alimentação aos estudantes nos campi que não possuem um restaurante, ainda não é o ideal para os alunos, mas significa um avanço na conquista do direito a uma alimentação de qualidade. Esta iniciativa contou com 2 entregas de kits da Merenda Seca no 1º semestre de 2023 em diversos campi do IFMT atendendo cerca de 6 mil estudantes.
05/07/2023 - Campus Tangará da Serra - Diário do IFrêmio
Por: Bruno Esquer Ribeiro - Discente do Curso Técnico Manutenção e Suporte em Informática