Estudo no exterior, orientação de alunos estrangeiros, intercâmbio de estudantes e servidores, cooperação e formação voltadas para o desenvolvimento e aprendizado em áreas específicas – a internacionalização das instituições nos dias de hoje transcende os tópicos enumerados.
Com o objetivo de discorrer sobre o tema e, ao mesmo tempo, propiciar o seu debate, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) promove no dia 24 de abril, das 11h às 12h, o Webinar: “Internacionalização em Casa – Estratégia para a crise?”
Durante a conferência virtual, Carolina Franco-Arroyave, diretora de Internacionalização do Tecnológico de Antioquia – Institucíon Universitária (TdeA), vai identificar e apresentar estratégias de internacionalização em casa e do currículo que dialoguem com a realidade das instituições de ensino superior e também fazer outras abordagens.
As inscrições deverão ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível no link ao final da matéria. Os 50 primeiros inscritos receberão, por e-mail, as informações necessárias para o ingresso na sala de conferência na véspera do webinar (23/4).
TdeA – A instituição de ensino superior está localizada na Colômbia, na região de Antioquia (o equivalente a um estado brasileiro). Dentre seus diferenciais, o TdeA destaca-se por oferecer cursos de graduação, tecnológicos e de pós-graduação, para estudantes de baixa renda do País. Hoje, o corpo discente institucional alcança 11.500 alunos.
Em fevereiro deste ano, representantes do Conif e do Tecnológico de Antioquia – Institucíon Universitária se reuniram para discutir um acordo de cooperação que possa viabilizar ações em diversas áreas. O webinar é a primeira iniciativa desse diálogo.
Webinar: “Internacionalização em Casa – Estratégia para a crise?”
Data: 24/4
Horário: 11h às 12h
Link de inscrição
Série de webinars – Idealizada pelo Conif, a realização da série de webinars e de uma oficina tem o apoio da coordenação do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter). Confira os próximos encontros:
30/4 – Oficina
Sessão 1
Tema: “Introdução ao Direito dos Refugiados”
Parceiro: Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (ACNUR);
06/05 – Oficina
Sessão 2
Tema: “Integração Local de Refugiados no Brasil”
Parceiro: Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (ACNUR).
Bárbara Bomfim/Assessoria de Comunicação/Conif