O IFMT -Tangará da Serra realiza nesse sábado, dia 06 de maio, no auditório, a fase regional da competição Technovation Challenge, que é uma competição de tecnologia para meninas de ensino fundamental e médio, organizado pela Iridescent, uma organização educacional americana sem fins lucrativos que capacita profissionais das áreas de ciências exatas a disponibilizar educação STEM para meninas carentes, crianças e seus familiares.
Segundo a Technovation Brasil, a competição é, atualmente, a maior do mundo para meninas em tecnologia. O programa começou em 2009, em Mountain View, Califórnia. Em 2013 foi aberto pela primeira vez para outros países, e contou com a participação de mais de 600 meninas de países como Índia, China, Indonésia, Inglaterra, Ucrânia, Gana, Nigéria e Brasil.
Para a realização do evento em um determinado estado ou cidade é necessário haver uma quantidade mínima de times. Mato Grosso, este ano, conta com 10 times formados por alunas do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra, alunas de ensino fundamental da rede pública de Tangará da Serra (participantes do projeto do IFMT campus Tangará) e alunas do IFMT Campus Campo Novo do Parecis.
A organização do evento ressalta que todas as participantes são meninas, pois, a intenção é inserir, cada vez, o gênero feminino no mercado de tecnologia da informação que hoje, predominantemente é ocupado por homens.
O professor Pedro Clarindo da Silva Neto, do IFMT Tangará da Serra, organizador do evento, destaca que é a primeira vez que este evento acontece em Mato Grosso e fala da importância de eventos como esse que tem como objetivo a motivação e inserção de mulheres nas áreas de ciências exatas. Diz também que o evento é uma ação de um projeto de extensão que desenvolve no campus, chamado Meninas Digitais, um programa da Sociedade Brasileira de Computação para meninas de ensino fundamental e médio.
Para o Diretor-geral do IFMT - Tangará da Serra, professor Gilcelio Peres, "é gratificante ver professor e alunas desenvolvendo ciência e tecnologia e envolvendo a comunidade, num esforço de transformação social".