IFMT Tangará da Serra lança dicionário online de termos técnicos em LIBRAS

Publicado por: Campus Tangará da Serra / 17 de Novembro de 2016 às 17:27

A Rede Federal vivenciou a maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Entre 2003 e 2016, o Ministério da Educação concretizou a construção de mais de 500 novas unidades referentes ao plano de expansão da educação profissional, totalizando 644 campi em funcionamento.

Atualmente, são 38 Institutos Federais presentes em todos estados, oferecendo cursos de qualificação, ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.

Os cursos técnicos possuem como característica, o uso de expressões e palavras específicas de determinadas áreas. Esses nomes nem sempre possuem seus respectivos sinais em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

LIBRAS foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da lei nº 10.436, de 24 de abril 2002.

O dicionário técnico colaborativo de libras é um projeto que visa, através de participação dos membros da Rede EPT e de outros educadores, construir uma grande coletânea de sinais que atendam as necessidades dos profissionais de educação da área técnica. Criando essa coleção de forma colaborativa, poderemos verificar como atuam os profissionais em todo território brasileiro e também trocar experiências no que tange o ensino técnico para pessoas surdas.

O projeto é coordenado pelo professor de Informática Pedro Clarindo da Silva Neto e pela discente de Recursos Humanos, Jordana Strey. O Professor Pedro enfatiza a importância dessa ferramenta para Rede Federal de Educação Profissional e diz que espera que as instituições, educadores, alunos colaborem para que o dicionário cresça e seja referência para o processo de ensino-aprendizagem.

O dicionário está no endereço https://libras.tuxcuiabano.com/ dicionario e pode ser acessado de computadores, tablets e celulares.