O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) está com inscrições abertas para mais de cinco mil vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, Subsequentes e de Graduação, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2024. Essa iniciativa está alinhada com um estudo publicado nesta terça-feira (11) que revelou que o aumento do número de jovens matriculados no ensino técnico pode impulsionar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
De acordo com o estudo "Potenciais efeitos macroeconômicos com a expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil", realizado por pesquisadores do Insper e divulgado pelo Itaú Educação e Trabalho, triplicar o número de jovens matriculados no ensino técnico pode elevar o PIB brasileiro em até 2,32%. Isso ocorre devido ao aumento da empregabilidade e aos maiores salários dos profissionais com qualificação técnica.
Segundo o estudo, os profissionais com ensino médio técnico têm uma média salarial 32% superior àqueles com ensino médio tradicional. Além disso, apresentam uma taxa de desemprego mais baixa, com apenas 7,2% de desocupação, enquanto entre os que possuem apenas ensino médio, a taxa é de 10,2%.
GloboNews
Ao ingressar no IFMT, os estudantes têm a oportunidade de obter uma formação completa, combinando disciplinas técnicas e teóricas que os prepararão para o mundo do trabalho. O IFMT oferece cerca de 140 cursos técnicos nas mais diversas áreas, permitindo que os estudantes escolham o campus e o curso que melhor se adequem aos seus interesses e objetivos. Essa formação integrada proporciona condições tanto para ingressar na universidade quanto para ingressar diretamente no mundo do trabalho.
"O IFMT conta com 19 unidades distribuídas em todo o estado de Mato Grosso, atendendo a aproximadamente 30 mil estudantes matriculados em cursos técnicos e superiores. O quadro de servidores é composto por cerca de 2.250 servidores, que oferecem uma ampla variedade de cursos técnicos, abrangendo desde áreas como agropecuária até automação industrial", destaca o reitor do IFMT, Julio César dos Santos.
A abertura de mais de cinco mil vagas nos cursos técnicos, integrados ao Ensino Médio, Subsequentes e de Graduação representa uma oportunidade para os jovens adquirirem uma formação profissional de qualidade e se tornarem mais competitivos no mundo do trabalho. Além disso, essa iniciativa contribui para o crescimento econômico do país, de acordo com as conclusões do estudo mencionado.
No total, são 5.142 vagas, divididas em 3.250 para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio – edital 98/2023; 1.645 vagas para os cursos de Graduação – edital 100/2023; e 247 vagas para os cursos Técnicos Subsequentes – edital 99/2023. Confira abaixo os cursos disponíveis.
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
- Técnico em Administração
- Técnico em Agropecuária
- Técnico em Agricultura
- Técnico em Biotecnologia
- Técnico em Agronegócio
- Técnico em Automação Industrial
- Técnico em Eletromecânica
- Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
- Técnico em Recursos Humanos
- Técnico em Informática
- Técnico em Agroindústria
- Técnico em Meio Ambiente
- Técnico em Química
- Técnico em Agrimensura
- Técnico em Edificações
- Técnico em Eletrônica
- Técnico em Eletrotécnica
- Técnico em Eventos
- Técnico em Secretariado
- Técnico em Controle Ambiental
- Técnico em Logística
- Técnico em Alimentos
- Técnico em Desenho de Construção Civil
Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio
- Técnico em Zootecnia
- Técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula
- Técnico em Agropecuária
- Técnico em Agrimensura
- Técnico em Edificações
- Técnico em Eletrotécnica
- Técnico em Eletrônica
Cursos de Graduação
Tecnologia em: Gestão de Recursos Humanos, Agroindústria, Processos Gerenciais, Gestão Ambiental, Controle de Obras, Geoprocessamento, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção de Grãos e Gestão Pública.
Bacharelado em: Administração, Zootecnia, Biotecnologia, Engenharia Florestal, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Química Industrial, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Agronômica, Secretariado Executivo, Turismo e Sistemas de Informação.
Licenciatura em: Química, Biologia, Física, Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas.
Os interessados em aproveitar essa chance devem ficar atentos aos prazos de inscrição e isenção do pagamento da taxa de inscrição, acessar os editais e inscrever-se pelo site - https://seletivo.ifmt.edu.br/
Notícias relacionadas:
Estudo concluiu que uma oferta maior de Ensino Médio Técnico tornaria o país mais produtivo - - https://globoplay.globo.com/v/11774209/
PIB pode aumentar até 2,3%, se o Brasil triplicar vagas em ensino técnico, aponta estudo - https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/07/pib-pode-aumentar-ate-23-se-o-brasil-triplicar-vagas-em-ensino-tecnico-aponta-estudo.shtml
IFMT inscreve para mais de cinco mil vagas e oferece isenção de taxa a estudantes - https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/ifmt-abre-inscricoes-para-mais-de-cinco-mil-vagas-e-oferece-isencao-de-taxa-para-estudantes/