O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), através do Departamento de Comunicação (Decom) lança, nesta quarta-feira (18), três novos produtos comunicacionais: o Inventário de Canais Institucionais de Comunicação, o Manual de Gerenciamento e de Boas Práticas nas Mídias Sociais, o Guia de Boas Práticas e Relacionamento com a Imprensa.
Esses documentos são frutos da Política de Comunicação do IFMT e apresentam os critérios e as orientações para a elaboração de materiais jornalísticos, gráficos (digitais e impressos) e audiovisuais para os diferentes canais institucionais bem como para o relacionamento com a imprensa. Os manuais foram desenvolvidos pela equipe do Decom com a colaboração dos comunicadores dos campi.
A chefe do Departamento de Comunicação, Natália Pavanelli destaca que o lançamento desses documentos representa um marco na comunicação institucional do IFMT, a partir da implantação da Política de Comunicação, em 2022.
"Eles foram desenvolvidos com o objetivo de fortalecer nossas práticas, promover a profissionalização e garantir uma comunicação mais estratégica e alinhada com os valores institucionais, como previsto na Política de Comunicação. Estamos certos de que essas ferramentas contribuem para aproximar ainda mais o IFMT de seu público e da sociedade”, afirmou.
As orientações contidas em cada um dos manuais não se restringem a quem atua na estrutura profissionalizada de Comunicação do IFMT devendo, por isso, ser de conhecimento de todos os servidores da instituição e consultados sempre que necessário.
Entenda como cada Manual pode ser útil:
Inventário de Canais Institucionais de Comunicação: Apresenta as diretrizes de cada canal de comunicação e tem como objetivo primordial fortalecer a imagem da instituição e facilitar a interação com os públicos estratégicos.
Manual de Gerenciamento e de Boas Práticas nas Redes Mídias Sociais: Criado para orientar e fortalecer o trabalho dos comunicadores da instituição, promovendo diretrizes claras e eficazes para o uso estratégico dos canais oficiais. Além disso, o manual tem como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da comunicação institucional, garantindo a uniformidade, a credibilidade e a profissionalização na gestão das mídias sociais, de forma a potencializar a disseminação de informações relevantes e fortalecer a identidade institucional do IFMT.
Guia de Boas Práticas de Relacionamento com a Imprensa: O documento traz explicações básicas sobre a dinâmica de trabalho dos veículos de comunicação, bem como orientações sobre como os servidores que são ou possam vir a ser fontes de notícias devem se portar em entrevistas. É importante que os servidores tenham conhecimento do conteúdo deste manual, uma vez que todos podem, em algum momento, tornar-se fontes ou querer divulgar algum evento ou projeto.
2025 - Outros documentos previstos na Política de Comunicação do IFMT estão em desenvolvimento e devem ser lançados no próximo ano.