IFMT desenvolve tecnologia para projeto da UFMT e governo do Estado de MT

Publicado por: Campus Tangará da Serra / 3 de Abril de 2017 às 08:12

Na tarde desta terça (28/03), o professor Gilcelio Peres, diretor Geral do IFMT – Campus Tangará da Serra, recebeu em seu gabinete os alunos Walmer Carvalho Filho e Anelise Lando, e o professor Pedro Clarindo da Silva Neto, onde os parabenizou pela participação no projeto Educomunicação por desenvolverem tecnologias para o uso desse projeto da UFMT e do Governo do Estado de Mato Grosso.

A possibilidade de alunos compartilharem conteúdos pedagógicos é a proposta da plataforma ‘Mais 10’, lançada em agosto de 2016 pelo secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, com a presença do cantor Zeca Baleiro. A plataforma foi desenvolvida a partir de um convênio entre a Secretaria de Estado, Educação e Lazer (Seduc) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), assinado em 2015.

A plataforma é resultado do convênio entre Seduc e UFMT no “Projeto Educomunicação, Ciência e outros saberes: um estudo do trabalho colaborativo em narrativas transmídias”, no qual os estudantes usam recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na produção de trabalhos criativos.

Foram desenvolvidos 03 softwares: o portal que será de acesso público; o aplicativo que é um link integrador dos estudantes em todas as regiões do Estado; e a plataforma de construção colaborativa wiki, restrita aos estudantes e professores, que deverão inserir e editar os dados.

A plataforma foi desenvolvida de forma colaborativa, entre os campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Cuiabá e Tangará da Serra. O professor coordenador da equipe de desenvolvimento, Pedro Clarindo da Silva Neto, do IFMT de Tangará da Serra, conta que o intercâmbio recorrente nos projetos com a UFMT fez com que sua equipe fosse a escolhida para desenvolver a plataforma.

A importância pedagógica do projeto é destacada pelo professor Diélcio Moreira, que conta que esse projeto é a evolução do trabalho de Educomunicação já realizado por Seduc e UFMT. O professor explica que a plataforma é só uma ferramenta, o que muda é a relação do aluno com o professor, o jovem passa a ser um colaborador do educador na construção do conteúdo. E a plataforma ‘Mais 10’ apresentará o resultado dessa mudança de relacionamento.