IFeducATIVO 2018

Publicado por: Campus Tangará da Serra / 11 de Outubro de 2018 às 10:48

O Projeto de Extensão IFeducATIVO – Preparatório 2018 aprovado no edital PROEX-031/2018 oferta curso de língua portuguesa e matemática para alunos do 9º ano de escolas públicas do município de Tangará da Serra. Tem por objetivo promover o acesso dos alunos concluintes do Ensino Fundamental aos cursos ofertados no IFMT, deste modo, possibilitando a comunidade externa conhecer a instituição quanto a sua missão, visão e valores. O projeto está sendo desenvolvido pela terceira vez. Nas edições anteriores obteve aprovação pelos editais PROEX/REITORIA n°055/2015 e 056/2016. No ano de 2017 não foi submetido a nenhum edital, Entretanto o IFeducATIVO havia se tornado conhecido pela sociedade tangaraense e houve constante procura pelo público-alvo.Considerando a demanda iniciamos algumas atividades do Projeto IFeducATIVO – Preparatório 2018 no mês de junho, como por exemplo, a elaboração do projeto, contato para firmar parcerias. Convite aos alunos do campus para atuarem como monitores voluntário. Seleção dos alunos inscritos para monitoria de língua português e matemática, pois o IFeducATIVO é muito apreciado pelos nossos alunos que foi necessário aplicação de provas das disciplinas em que desejam atuar como monitores.

O ingresso nos Institutos Federais está condicionado à realização do exame seletivo. O número de vagas ofertadas é limitado, dessa forma, muitos que participam do processo seletivo não são aprovados. No entanto, havendo um nivelamento entre os candidatos, as oportunidades de acesso tornam-se mais justas. Muitas vezes, os alunos sentem-se ansiosos e inseguros mediante um processo seletivo “prova”. Diante da necessidade de auxiliar os alunos de escolas públicas concluintes do 9º ano do ensino fundamental, o projeto IFeducATIVO - 2019/1 propõe oferecer curso preparatório para o processo seletivo 2019/1.
     Temos aproximadamente 150 alunos de 9º ano que participam ativamente do Proejeto. Contamos com 25 membros ativos que colaboram em diversas atividades, sejam ministrando aulas, palestras, elaboração de material didático, recepcção et. Também contamos com dois acadêmicos do curso Licenciatura em Letras da UNEMAT- Tangará da Serra, uma professora de Língua Portuguesa recém egressa da referida universidade e uma acadêmica do curso Licenciatura em Matemética da UNEMAT-Barra do Bugres. Ainda contamos com o total apoio do setor de Pesquisa e Extensão, da Direção Geral, do Departamento de Ensino, Setor Administrativo do campus e NAPP.
      No dia 16 de outubro de 2018 será aplicado um simulado para os alunos paticipantes ou não do Projeto. Os que não estão inscritos no Projeto deverão procurar a coordenação para que realizarem suas inscrições para o Simulado. Enfim, podemos considerar que existe um engajamento de todos os servidores e alunos que conhecem as ações do Projeto IFeducATIVO. O Projeto também foi aprovado na Chamada Pública no 002/2018 - V Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT, no IV WORKIF em Cuiabá.