Espaço de Família - obra de ficção publicada por professor do IFMT TGA

Publicado por: Campus Tangará da Serra / 27 de Setembro de 2022 às 08:59

Neste mês de setembro, o prof. Dr. Adilson Vagner de Oliveira, docente da área de Linguagens IFMT campus avançado Tangará da Serra, publicou a sua primeira obra de ficção “Espaço de Família” (2022), pela Editora Carlini & Caniato de Cuiabá. O romance faz uma discussão interessante sobre interseccionalidade de gênero, sexualidade e racismo ao narrar a história de Maria Júlia, uma garota negra do interior de Pernambuco que vai para Recife trabalhar no apartamento da família Figueiredo, dominada pelo discurso frágil de acolhimento afetivo; a protagonista se defronta com condições familiares que interferem diretamente nas relações de trabalho e na autoimagem da personagem. A tomada de consciência de sua própria condição de subalternidade é resultado de sua aproximação com a psicóloga Cíntia que mostrará à Maria Júlia a justiça e o amor.

Para o prof. Adilson “escrever ficção é um desafio a mais aos docentes da educação básica, devido à carga horária de ensino em sala de aula, mas, exatamente, por isso, tornou-se o foco de atenção durante o último ano, período de elaboração e escrita da obra. A proposta foi trazer algumas reflexões que às vezes são distanciadas normalmente por questões ideológicas e colocar no centro da discussão a condição da mulher negra no mercado de trabalho e os dilemas da sexualidade.”

A obra pode ser adquirida diretamente com o docente do Campus Avançado Tangará da Serra, pelo e-mail adilson.oliveira@ifmt. edu.br. O autor da obra fará algumas intervenções de divulgação e publicidade do trabalho nos eventos institucionais do IFMT e em outras escolas.