As inscrições para o Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental – turma 2021 - se encerram no dia 21 de fevereiro. Para se inscrever, acesse: https://selecao.ifmt.edu.br
O curso oferta o total de dez vagas para matrícula no IFMT, válidas para a turma do primeiro semestre de 2021, nas seguintes modalidades: ampla concorrência; política de ações afirmativas; e profissionais empregados em empresas filiadas ao SENAI MT.
O Programa de Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental tem duas linhas de pesquisa: Química Tecnológica e Química e Monitoramento Ambiental.
Para participar deste processo seletivo é necessário ter concluído curso de graduação reconhecido no país, preferencialmente na área de concentração do programa (Química - licenciatura e bacharelado) e áreas afins (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Ambientais, Ciência dos Alimentos, Ciências Agrárias, Bioquímica), com diploma de curso superior reconhecido pelo MEC - até a data da matrícula.
O candidato deverá preencher eletronicamente todos os itens exigidos no formulário, incluindo o questionário socioeconômico, cujo objetivo é a obtenção do perfil dos candidatos inscritos, a fim de subsidiar as políticas institucionais do IFMT (não terá interferência na classificação dos candidatos) e fazer o upload dos documentos descritos no item 3.4, em arquivo único e formato PDF de até 10MB, no sistema Q-Seleção (https://selecao.ifmt.edu.br/).
Após preencher o formulário eletrônico de inscrição e realizar o upload dos documentos exigidos no sistema Q-Seleção (https://selecao.ifmt.edu.br/), o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) obrigatória para os que não forem contemplados pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.
Os documentos exigidos para a inscrição são:
a) cédula de identidade; para candidato de nacionalidade estrangeira observar o descrito no item 3.4.3;
b) CPF (Cadastro de Pessoal Física);
c) diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC ou documento equivalente em que conste sua conclusão com data anterior à data de matrícula prevista no Cronograma (Quadro 1);
d) histórico escolar oficial completo da graduação do candidato, emitido pela Instituição, com os nomes das disciplinas por extenso e eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula (uma cópia), não sendo aceitos históricos escolares contendo apenas a nota final de aprovação do(s) curso(s) já realizados;
e) currículo da Plataforma Lattes via https://lattes.cnpq.br/ com documentação comprobatória para efeito de contagem dos pontos, conforme Quadro 3, e atualização nos últimos 6 meses. As comprovações deverão seguir a ordem de apresentação do currículo em arquivo único. Os itens não comprovados não serão pontuados.
f) pré-projeto de pesquisa, conforme Anexo II;
g) quando for o caso, termo de autodeclaração para candidatos de políticas de ações afirmativas e necessidades especiais (Anexo III) para concorrer às vagas destinadas a negros/as (pretos/as e pardos/as), quilombolas e indígenas e pessoas com deficiência.
h) para a modalidade “Profissionais empregados em empresas filiadas ao SENAI MT”, exige-se carta de apoio da empresa/instituição ao funcionário-candidato (Anexo IV), declarando o tipo de apoio, assinada por representante do SENAI MT.
Sobre o curso
O mestrado profissional ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) apresenta duas linhas de pesquisa: Química Tecnológica Aplicada a Processos Industriais; Química e Monitoramento Ambiental. Possui itinerário formativo com disciplinas obrigatórias e optativas (totalizando 24 créditos), Exame de Qualificação, Elaboração e Defesa do Trabalho Final de Mestrado Profissional e Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (inglês, para brasileiros; português, para estrangeiros) conforme critérios e prazos previstos nas normativas do Programa.
Para mais informações acesse o Edital 05/2021 no anexo abaixo ou pelo Q-Seleção (https://selecao.ifmt.edu.br/).