A discente do IFMT - Campus Avançado de Tangará da Serra, Emanuelli Eduarda Pereira Nogueira, do 3° ano do curso técnico em Recursos Humanos, integra a publicação de uma antologia literária (obra composta por uma coleção de textos de diversos autores) pela Academia de Letras Brasil do Mato Grosso do Sul (ALB/MS).
Emanuelli atualmente tem 17 anos e está concluindo seu último ano no IFMT e, de acordo com suas palavras, se considera “um meio termo entre uma pessoa tímida e extrovertida”, que gosta de conhecer coisas novas, explorando as diferentes formas de manifestação artísticas e buscando incansavelmente conhecer um pouco de tudo.
Em uma entrevista concedida ao Diário do IFrêmio, ela contou que sua escrita é voltada para questões sociais e emocionais, dedicando-se exclusivamente a sua escrita e estudos.
“O Feminino em Palavras”, título de sua publicação, é uma obra em que encontramos histórias de lutas, superações e conquistas, mas também de fragilidades e vulnerabilidades, buscando questões de exaltação da mulher e seu empoderamento na sociedade. Emanuelli foi convidada a participar da antologia por Jessé Nogueira Magalhães, membro da ALB/MS. Ela relata que nos primeiros momentos após o aceitar o convite, Jessé a orientou informando a finalidade do livro e como seria a composição.
No livro há duas poesias produzidas pela Emanuelli Nogueira, todas aprovadas pela ex-presidenta da ALB/MS, Nena Sarti. “Eu sou assim” e “Ser puro”, falam de sentimentos e acontecimentos que a própria autora vivenciou. “Na criação de ambas eu dei voz a todas meninas e mulheres que sofrem com o racismo diariamente. Criar essas poesias foi relatar às pessoas como é ser mulher e negra na sociedade”, disse a autora.
Ao ser indagada sobre a inspiração para suas obras, Emanuelli responde que “meu pai sempre foi minha maior inspiração, ele é professor, filósofo e escritor. Desde pequena ele me contava suas histórias, recitava poesias e isso me fez me apaixonar pela escrita ainda criança”. Durante o projeto ela teve contato com apenas dois membros da obra, a Nena Sarti, ex-presidenta da ALB/MS, e a Mara Calvis, produtora literária e quem teve mais contato durante a produção, ambas são escritoras e tem seus textos exibidos na obra “O Feminino em Palavras”.