Acolhimento 2024

Publicado por: Campus Avançado de Tangará da Serra / 20 de Fevereiro de 2024 às 11:06

Acolhimento Estudantil 2024: 10 anos da Família IFMT-TGA SHOW!

20/02/2024 - Campus Tangará da Serra - IFio da Meada

Por: Bruno Esquer Ribeiro - Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Entre os dias 24 de janeiro de 2024 e 10 de fevereiro de 2024, o IFMT - Campus Tangará da Serra (IFMT-TGA) deu as boas-vindas aos novos discentes dos cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática, e Recursos Humanos com a tão esperada Semana do Acolhimento Estudantil 2024 - 10 anos da Família IFMT-TGA SHOW. Durante esses dias, uma série de atividades foram realizadas, marcando o início de uma nova jornada para os ingressantes e reforçando o espírito de comunidade entre toda a instituição.

O Acolhimento foi um esforço conjunto da equipe gestora, que dedicou tempo e energia para organizar uma programação rica e diversificada, a qual teve início no período de matrículas e estendendo-se até o início do ano letivo. Cada detalhe foi pensado para proporcionar uma transição suave e acolhedora para os novos membros da família IFMT-TGA.

Uma das etapas fundamentais do Acolhimento foram as orientações online, realizadas nos dias 29, 30 e 31 de janeiro. Nestes encontros, os novos discentes foram instruídos sobre o funcionamento do e-mail institucional, o uso do SUAP, Eventos do IFMT, projetos de ensino, pesquisa e extensão, monitoria didática e bolsas de projetos disponíveis na instituição.

No dia 2 de fevereiro, ocorreu um encontro presencial que marcou o início de uma interação mais próxima entre os novos discentes e a equipe gestora. Os calouros realizaram uma visita para conhecer as estruturas do campus (salas de aulas, laboratórios, refeitórios e etc.). No auditório, o nosso Diretor Geral Substituto, Francisco Américo da Silva, contou um pouco sobre a história do nosso campus, apresentou o corpo docente e a equipe dos servidores da CAE (Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão). Houve também a apresentação da equipe gestora 2024 do Grêmio Estudantil - IFrêmio. Neste evento, além de apresentações formais das entidades do campus, os discentes puderam contar com a presença de alguns egressos (ex-alunos) do campus, proporcionando trocas valiosas sobre suas experiências acadêmicas e profissionais.

Um ponto central da programação foi a Gincana. No dia 7 de fevereiro, ocorreu a 7ª edição da Gincana Interativa do IFMT-TGA no período vespertino. As 9 turmas do Ensino Médio Técnico Integrado foram divididas em 3 equipes:

Equipe Branca: 3º RH - A, 2º MSI e 1º MSI - B;

Equipe Verde: 3º RH - B, 2º RH e 1º MSI - A;

Equipe Vermelha: 3º MSI - A, 3° MSI - B e 1º RH.

A gincana foi realizada no campus e contou com as contribuições valiosas da Equipe Preta - responsável pela organização das provas. A Equipe Vermelha foi a grande vencedora da 7ª Gincana Interativa.

Toda a programação tinha como objetivo a recepção dos novos discentes e construção do sentimento de pertencimento à nossa instituição. O Acolhimento 2024 no IFMT-TGA não apenas marcou o início de uma nova fase para os novos discentes, mas também reforçou os valores de colaboração, integração e excelência que definem a comunidade acadêmica desta instituição. Com atividades planejadas com carinho e dedicação, a equipe gestora e toda a comunidade estudantil estão prontas para mais um ano de aprendizado e crescimento conjunto.

Para finalizar, seguem algumas falas dos discentes envolvidos nas atividades:

"Sem dúvida foi algo desafiador e novo pra mim, eu nunca tinha participado de outra organização em um evento grande no IFMT além do Recital de Natal 2023, ainda mais com uma equipe reduzida já que fiquei no setor de recepção! No entanto, tudo fluiu perfeitamente e conseguimos realizar todos os eventos do acolhimento, conseguimos ofertar a gincana interativa, recepção online e presencial, plantão de dúvidas, duelo de forró boys, foi com certeza um evento espetacular" disse o discente Felipe Vieira Castro, do 3º MSI - A, sobre sua experiência de participar na organização da Semana do Acolhimento Estudantil.

"A Semana do Acolhimento pra mim foi algo muito marcante, me aproximei de muita gente e me diverti muito, me senti de fato acolhida" falou a discente Izadora Roberto Silva Lima, do 1° MSI - A, sobre sua experiência durante o Acolhimento.

“A Semana do Acolhimento para mim foi bem especial, porque pelo próprio nome já diz o que eu senti, acolhimento. Me senti acolhida pelas pessoas do IFMT-TGA, A gincana interativa foi uma das melhores experiências que eu tive, e com certeza vou levar ela comigo quando eu terminar o ensino médio. No começo fiquei um pouco nervosa por causa das provas, mas depois aproveitei ao máximo.” disse a discente Beatriz Duarte Botelho, do 1° RH sobre a gincana.