5º Circuito de Arte e Cultura do IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra Celebra Expressões Artísticas e Conhecimento no Século XXI

Publicado por: Campus Avançado de Tangará da Serra / 5 de Dezembro de 2023 às 16:28

Nos dias 24 e 25 de novembro, o IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra realizou o 5º Circuito de Arte e Cultura, que reuniu estudantes, artistas locais e entusiastas das diversas manifestações artísticas em dois dias de intensa programação.

Depois da cerimônia oficial de abertura as apresentações artísticas contemplaram diversas formas de expressão, como audiovisual, dança, música, teatro, fotografia e poesia ao longo da tarde e no dia seguinte.

Discentes, servidores e convidados participaram ativamente, desfrutando de um ambiente de criatividade e interação cultural. No período da noite, o circuito abriu espaço para oficinas e rodas de conversa, oportunizando aos participantes a chance de aprofundar seus conhecimentos e compartilhar experiências no universo das artes. O diálogo entre os diversos campos artísticos enriqueceu as discussões e fortaleceu a proposta de integração.

Estiveram presentes os professores de artes, Ricardo Miguel e Simone de Miranda do Campus Primavera do Leste. Sandro Lucose, ator, professor doutor e pesquisador de Artes da Cena, apresentou a cena performática "O Corpo que Transito".

A exposição "Identidade e Estilhaços", do Clube de AudioVisual do campus ofereceu uma perspectiva única sobre a identidade através de diferentes prismas visuais.

A apresentação do grupo de dança do IFMT-TGA, o IFreeStyle, com o espetáculo "Psyque in Metarmophosis", conquistou a plateia com performance inovadora e marcante, explorando novas formas de expressão corporal e movimento, enquanto o Coral Juvenil, que se apresentará novamente no Recital de Natal do IFMT-TGA, nos dias 8, 9 e 11 de dezembro, deixou uma prévia de sua habilidade musical, emocionando a todos com sua apresentação durante o circuito.

O evento também contemplou a apresentação impactante do teatro musical "Ideologias!?", performance que provocou reflexões sobre as diversas ideologias que permeiam a sociedade contemporânea.

O 5º Circuito de Arte e Cultura do IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra teve o objetivo de criar um espaço propício para a troca de conhecimentos artísticos, com ênfase na valorização das produções das artes da cena e seus desdobramentos no século XXI. Ao reunir estudantes, artistas locais e apreciadores das diversas manifestações culturais,  promoveu uma atmosfera enriquecedora de aprendizado e apreciação artística.

Os participantes destacaram a importância do Circuito como um catalisador de novas perspectivas e oportunidades no campo das artes, fomentando a expressão criativa e o diálogo entre os diversos segmentos culturais presentes na região.

O evento não apenas promoveu a diversidade artística, mas estimulou a reflexão sobre o papel das artes no cenário contemporâneo, reforçando a importância do ensino técnico aliado à formação cultural.

Ao encerrar sua 5ª edição, o Circuito de Arte e Cultura deixou um legado de inspiração e incentivo à expressão artística.

Por: Bruno Esquer Ribeiro - Discente do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Revisado por: Aline Cristine Ferreira Braga do Carmo - Professor EBTT/Sociologia