início do conteúdo

Extensão 2018

Projetos aprovados - Edital nº031/2018/REITORIA/PROEX

1 - Ensino de Ciências Naturais e Humanas para os Povos Indígenas
COORDENADOR
Francisco Américo da Silva

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Fausto Jacomim
Magno Lopes Ribeiro
Daniel Ricardo da Silva Sena

BOLSISTA
Gabriel Moura Vieira

Período de Vigência do Projeto: junho a dezembro de 2018

Resumo:O objetivo deste trabalho, é proporcionar a aplicação do Guia educacional, intitulado Ensino de Ciências Naturais e Humanas para os Povos Indígenas, durante o ano letivo de 2018 na Escola Estadual Indígena Jula Paré localizada no município de Barra do Bugres MT e nas dependências do IFMT Campus Avançado de Tangará da Serra, contribuindo com a formação de Professores Indígenas em Ciências Matemáticas e da Natureza e áreas afins. O produto educacional ofertado, terá carga horária de 60 horas, integralmente utilizadas para o desenvolvimento da proposta. A carga horária será dividida em quatro etapas distribuídas durante o período de 18/06 a 18/12/2018. O produto educacional será dividido em quatro capítulos, I Temperatura do ar, II Umidade Relativa do Ar, III Precipitação e IV Radiação Solar, trata-se das variáveis climatológicas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais e da cultura indígena.

2 - Preparatório ENEM 2018: Redação/Matemática
COORDENADOR
Jessé Garcia de Faria

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Kleverson Rayzel Gonçalves
Maria Cleunice Fantinati da Silva
Pamela Lorena Calente Mattos Lins

BOLSISTA
Luana Gabriely de Almeida Campos

Período de Vigência do Projeto: junho de 2018 a janeiro de 2019

Resumo:O projeto Preparatório - ENEM 2018 Redação/Matemática trata-se de um de projeto de extensão, cujo objetivo é ampliar o ensino da redação e matemática para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/2018) e vestibulares. O público alvo do projeto é alunos matriculados nos terceiros anos do ensino médio da rede do IFMT- campus avançado Tangará da Serra e alunos egressos que não obtiveram aprovação no ENEM/2018. O trabalho envolverá servidores e discentes do IFMT e acadêmicos de outras instituições de ensino superior que contribuirão no processo preparatório dos alunos cursistas possibilitando-lhes a inclusão social, e uma revisão de conteúdos em relação às disciplinas de língua portuguesa e matemática do ensino médio. Participarão do projeto alunos do segundo do ensino médio do campus ano que atuarão como monitores voluntários auxiliando professores da área de linguagem e matemática. Os resultados almejados visam a melhoria na produção dos gêneros discursivos e resolução dos conteúdos de matemática. Também a administração do tempo para a produção de textos em provas e concursos e o desenvolvimento da segurança e autoconfiança e do aluno como autores de seus textos. Trata-se de uma proposta de integração entre ensino-extensão.

3 - IFeducATIVO - Preparatório/2018
COORDENADORA
Maria Cleunice Fantinati da Silva

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Jessé Garcia de Faria
Pamela Lorena Calente Mattos Lins
Kleverson Rayzel Gonçalves
Brísida Regina de Almeida Alcântara

BOLSISTA
Cristiano Roberto Pires Piccini

Período de vigência do projeto: junho a dezembro de 2018

Resumo: O projeto de extensão IFeducATIVO – Preparatório / 2018 ofertará curso de língua portuguesa e matemática para alunos do 9º ano de escolas públicas do município de Tangará da Serra. Tem por objetivo promover o acesso dos alunos concluintes do Ensino Fundamental aos cursos ofertados no IFMT-2019/1, deste modo, possibilitando a comunidade externa conhecer a instituição quanto a sua missão, visão e valores. O projeto promoverá aulas de língua portuguesa e matemática em encontros semanais. A metodologia seguirá o modelo de cursinho pré-vestibular, ou seja, revisão dos conteúdos estudados durante o ensino fundamental. As aulas serão expositivas, podendo haver palestras e sessões de vídeos. A avaliação será através de aplicação de atividades e simulados elaborados a partir de questões extraídas de provas realizadas anteriormente pelo IFMT. O trabalho envolverá servidores, discentes do IFMT e acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso que contribuirão no processo preparatório dos alunos cursistas possibilitando-lhes a inclusão social, o nivelamento em relação às disciplinas de língua portuguesa e matemática. Trata-se de uma proposta de indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão que visa atender a demanda local, pois nas edições anteriores o projeto se destacou possibilitando a população em geral conhecer e reconhecer o IFMT- como uma instituição comprometida com ensino de qualidade.

4 - Redação - ENEM 2018
COORDENADORA
Pamela Lorena Calente Mattos Lins

SERVIDORES ENVOLVIDOS
Maria Cleunice Fantinati da Silva
Rodrigo Augusto Leão Camilo
Jean-Claude Rodrigues da Fonseca

BOLSISTA
Évellyn Andrade de Carvalho

Período de vigência do projeto: junho a dezembro de 2018

Resumo:O projeto de extensão Redação – ENEM-2018 tem como objetivo ofertar curso de redação com intuito de melhorar o desempenho dos alunos que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM-2018) ou vestibulares. Os procedimentos metodológicos para a produção textual. Em seguida a parte prática será destinada a produção das redações, correção e refacção dos textos. O público alvo do projeto será alunos concluintes ou que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino. O projeto envolverá servidores e discentes do IFMT- campus avançado Tangará da Serra e acadêmicos do curso de Letras da Unemat, que contribuirão no processo preparatório dos alunos cursistas possibilitando-lhes a inclusão social, e uma revisão de conteúdos em relação às disciplinas de língua portuguesa. Os resultados almejados visam atender as competências e habilidades exigidas no Edital ENEM -2018 no que se refere à redação, interpretação e conhecimento da norma culta da língua portuguesa para a obtenção de boas notas na redação. As aulas serão ministradas nas sextasfeiras no período vespertino, as quartas-feiras, também no período vespertino com reuniões para planejamentos e correções das atividades realizadas pelos alunos. O projeto visa atender os objetivos do edital 031/2018- IFMT/PROEX, pois dentre outros busca promover o envolvimento e a cooperação de servidores e estudantes em atividades de extensão, fortalecendo a integração do IFMT com a sociedade. Os resultados do projeto serão divulgados na mídia e também apresentados em eventos nos campi do IFMT e outras instituições de ensino com o objetivo de publicação.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Tangará da Serra

Rua José de Oliveira (28), 980 N - Bairro: Vila Horizonte - CEP: 78300-000

Telefone: (65) 3311-8500

Tangará da Serra/MT