IFeducATIVO - 2023: Projeto de Extensão do IFMT-TGA contribui para a formação dos seus  futuros discentes

Publicado por: Campus Avançado de Tangará da Serra / 16 de Outubro de 2023 às 11:20

11/10/2023 - Campus Tangará da Serra - IFio da Meada

Por: Yasmim Silva Jacovozzi - Curso Técnico em Recursos Humanos
Revisado por: Maria Cleunice Fantinatti da Silva

O IFeducATIVO - 2023 é um projeto de extensão que tem como principal objetivo auxiliar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas/privadas do município de Tangará da Serra e cidades-circunvizinhas que desejam participar do processo Seletivo para pleitear uma vaga nos cursos Técnicos Integrado ao ensino médio ofertados pelo  IFMT. A proposta do projeto é ofertar um cursinho preparatório com aulas de língua portuguesa/literatura e matemática, em que serão revisados os conteúdos estudados durante o Ensino Fundamental das matérias citadas. As aulas do IFeducATIVO - 2023 começaram no dia 09 de agosto de 2023 e se encerraram no dia 06 de outubro de 2023, a dois dias para a realização do vestibular do IFMT.

A coordenadora do projeto, Maria Cleunice Fantinati da Silva, professora EBTT/Português-Espanhol do IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra (IFMT-TGA) informou que a primeira edição  do IFeducATIVO, foi em 2015.   A professora ressalta que em 2013 e 2014 desenvolveu um projeto semelhante em Pontes e Lacerda, intitulado "Prepara-se Vale do Guaporé”.  Em Tangará da Serra, o  projeto ganhou novas formas passando a ser denominado  de IFeducATIVO,   e  se constituiu como o carro chefe da instituição.

Como um case de sucesso, o projeto recebeu um estande para expor a história e os resultados obtidos, pois participou da   Chamada Pública nº 002/2018 - V Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT, e teve aprovação. No Edital nº 17/2020 - Apoio à Extensão, novamente o projeto foi selecionado, entretanto, o seu desenvolvimento não foi possível devido a Pandemia da Covid -19. Então, somente em 2022 as ações do IFEDUCATIVO retornaram, desta vez coordenado pela professora Danile Cristina da Silva

A equipe do IFeducATIVO - 2023 contou com docentes, técnicos administrativos, discentes, egressos do IFMT-TGA,  acadêmicos de outras Instituições de Ensino Superior e também professores aposentados  que contribuíram no processo preparatório dos alunos cursistas possibilitando-lhes a inclusão social, o nivelamento em relação às disciplinas ofertadas. O corpo discente presente do projeto realizou atividades extremamentes importantes, como a monitoria didática que é realizada durante as aulas do cursinho preparatório, as contribuições que a monitoria possibilitou aos discentes monitores, também contribui para o desenvolvimento dos estudantes monitorados, por meio de trocas, interações, construções coletivas, aprendizagens reais, verdadeiras e significativas que irão ultrapassar o período de preparação para o ingresso no IFMT, visto que a proposta visa acompanhá-los durante o primeiro semestre com aulas de reforço de língua portuguesa/literatura e matemática.

Por focalizar, justamente os alunos que não se sentem preparados para obterem uma boa nota para aprovação nos cursos técnicos integrados ao médio que o projeto existe.

Fazer extensão, segundo a Professora Maria Cleunice, é possibilitar para que todos que desejam participar se integrem em alguma das muitas atividades do IFEDUCATIVO. Venha você também para o IFMT-TGA!