Equipe do IFMT de Tangará da Serra é premiada no Desafio de Ideias do CONNEPI 2016.

Publicado por: Campus Avançado de Tangará da Serra / 15 de Dezembro de 2016 às 08:15

O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação é um evento promovido pelo Instituto Federal de Alagoas, que representou, este ano, um conjunto de 19 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). A importância do CONNEPI para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal de Ensino e por pesquisadores/as de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores/as individuais. O alcance do CONNEPI vai além dos limites do ensino e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil, bem como na vida do cidadão/ã brasileiro/a. Este ano a XI edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) refletiu um momento muito especial para a afirmação das políticas de indução e de desenvolvimento científico e tecnológico da rede de educação profissional e tecnológica.

Um dos eventos satélite do CONNEPI é o Desafio de Ideias que acontece dentro da programação do Universo IF e é voltado para o estímulo ao empreendedorismo e a prospecção de ideias inovadoras no âmbito dos Institutos Federais. Foram três dias de atividades onde grupos formados por alunos e professores dos Institutos Federais participam de palestras e outras dinâmicas com o objetivo de incentivar a concepção de seus projetos acadêmicos voltados para a inovação e a geração de negócios de base tecnológica, despertando e disseminando a cultura empreendedora e mostrando que qualquer pessoa tem o poder de, com o seu esforço, transformar a sua realidade.

O desafio de ideias é a competição de Ideias Inovadoras entre os discentes e servidores de toda a Rede Federal de Ensino. Este evento é promovido pelo IFAL, simultaneamente ao CONNEPI, tendo como ponto de partida a submissão pelo participante de uma ideia inovadora com vistas a proporcionar a troca de conhecimento no decorrer do evento, compartilhando, maturando e validando as ideias selecionadas.

O evento contou com 3 etapas, sendo as duas primeiras toda online. Na primeira etapa foram selecionadas 40 ideias , na segunda, somente 15 de todo o Brasil. Essas 15 ideias participaram presencialmente do evento, onde receberam mentoria de profissionais da área de administração, empreendedorismo, tecnologias, dentre outras. Durante todo o evento, as equipes precisaram melhor suas ideias, de forma que a mesma se mostrasse inovadora e economicamente viável. O IFMT de Tangará da Serra participou com o projeto Tour Virtual 360o, coordenado pelo professor de Informática Pedro Clarindo da Silva Neto e pelos discentes Caroline Gomes Candeias e Walmer Carvalho Filho. Após todas as provas, a equipe de Tangará ficou com o terceiro lugar do Desafio de Ideias.

Para a aluna Caroline, participar do Connepi 2016 foi uma experiência incrível, com muitos aprendizados. Passamos por muitos momentos difíceis de tensão, mas a partir da colaboração em equipe foi possível passar por todos esses momentos da melhor forma. Nos demos ao máximo para tentar obter resultados positivos, mas principalmente aprendemos muito, foi um crescimento intelectual que nos fez passar por nossos próprios limites, pelas horas mal dormidas e cansaço.

Para o aluno Walmer, participar do Connepi foi um desenvolvimento intelectual desde o início, partindo do aprendizado até experiência de vida, sobre o aprendizado, fora que a programação era super cheia, partindo de palestras até atividades surpresas que proporcionaram tensões e excluíram o horário de almoço, e graças a isso tudo, o aprendizado foi bem mais lucrativo. Sobre a experiência de vida, aprendi a me virar melhor e desenvolver atividades que eu não fazia.

Segundo o professor Pedro Clarindo Neto da Silva o resultado foi muito positivo tendo em vista que a ideia tinha pouco tempo, cerca de 02 meses e que em comparação com as demais ideias da competição era a mais nova, uma vez que as outras equipes já eram empresas incubadas, tinham aporte de fundações de apoio, CAPES e outras agências de fomento. O professor ressalta que nem os alunos conheciam bem projeto, uma vez que ele fez a inscrição e realizou as primeiras etapas por conta própria. Pedro finaliza agradecendo a gestão do campus e da reitoria que permitiram e apoiaram a viagem, além do SINASEFE que foi parceiro na logística.