Eletrodinâmica na Prática

Publicado por: Campus Avançado de Tangará da Serra / 6 de Abril de 2022 às 14:33

No dia 04/04/2022, reuniram-se nas dependências do Campus Avançado de Tangará da Serra, Saulo Scariot (Diretor da Diretoria Regional de Educação) e Juliana Araujo do Carmo (Formadora em Tecnologia Educacional) – SEDUC Tangará da Serra com o intuito de conhecer os espaços físicos. Em reunião com Gilcelio Peres, Francisco Américo da Silva, Nayara Schwolk Fontan Sguassabia e Gustavo da Silva Maciel foi discutido sobre a oferta do curso de FIC “Eletrodinâmica na Prática”, que será ofertado pelo IFMT em parceria com a SEDUC Tangará da Serra com carga horária de 200h entre maio e novembro de 2022.

Este curso visa proporcionar atividades pedagógicas da área de ciências da natureza e suas tecnologias para professores e alunos das escolas do campo, localizadas nos municípios de Tangará da Serra. As atividades serão desenvolvidas nas dependências do IFMT, campus Avançado de Tangará da Serra, e das escolas participantes.

Neste contexto, o curso contribuirá com a formação de Professores em Física, Ciências Matemáticas e da Natureza, e áreas afins, oferecendo possibilidades no despertar curiosidade nos campos conceituais de eletrodinâmica, das partículas subatômicas, de reações fotoelétricas e do balanço geral da radiação solar. Recorrendo à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão e a análise crítica.

Espera- se que, ao término dos trabalhos, os participantes consigam aproximar a teoria da prática, ampliando suas ações e práticas metodológicas referente ao estudo de eletrodinâmica.

Dessa forma, as representações dos circuitos propostos ao longo do curso poderão contribuir com a inclusão digital, tendo em vista que os participantes utilizarão o laboratório de informática e farão uso do software Falstad (falstad.com/circuit/) e a IDE (Integrated Development Environment, em português, Ambiente de Desenvolvimento Integrado) do Arduino.
Por meio da construção de circuito, utilizando um sensor fotovoltaico e microcontrolador (arduino) com a finalidade de determinar a radiação ultravioleta do ambiente, os participantes serão capazes de fazer associações com  a geração de energia elétrica a partir de placas solares e possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.