Discentes do IFMT - Campus Tangará da Serra representam a Instituição na etapa Centro-Oeste dos JIFs

Publicado por: Campus Avançado de Tangará da Serra / 5 de Outubro de 2023 às 08:24

04/10/2023 - Campus Tangará da Serra - IFio da Meada

Por: Bruno Esquer Ribeiro - Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Seis discentes-atletas do IFMT - Campus Tangará da Serra (IFMT-TGA) estão representando o IFMT na etapa Centro-Oeste do JIFs  (Jogos dos Institutos Federais), o qual  a realização corresponde ao período de 02  a 06 de outubro de 2023, no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em Goiânia. A comissão é composta por atletas dos seguintes campi: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá - Octayde, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

As discentes Sheyla Cavalcante Cherni e Barbara Pimenta Medeiros, ambas do 3° ano do  curso técnico em Recursos Humanos, foram convocadas pelo Técnico Edson Rodrigues Coutinho  e pelo o professor de Educação Física Salmo César da Silvado, do Campus Cáceres, para compor a equipe de Handebol Feminino. Ao questionarmos as atletas sobre qual é a sensação de representar o IFMT-TGA na etapa Centro-Oeste, a Sheyla responde que: “A sensação é ótima, aparenta até que você é atleta profissional.”. Perguntamos também sobre o que elas esperavam viver neste momento, sabendo que é o último ano delas no instituto e a última oportunidade de jogarem pelo IFMT-TGA, a Barbara Pimenta respondeu: “Desde do JIFs eu já tinha em mente que apenas queria curtir todos os momentos possíveis, porque é uma vivência única! O resultado do jogo é consequência dos treinos, mas o resultado que fica pra mim é consequência de escolhas, atitudes e comportamentos. Fico extremamente feliz por confiarem e depositarem energias positivas em mim”.

Os discentes Daniel Miranda Vírgilio, do 3° ano do curso técnico em Recursos Humanos,  Vitor Gabriel Silva, do 2º ano do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, e Ana Vitória Santos Augusto, do 2° ano do curso técnico em Recursos Humanos, foram convocados pelo Técnico Ilson, do Campus Cuiabá - Octayde,  para compor a equipe de Voleibol Masculino e Feminino. Ao questionarmos os atletas se eles esperavam que fossem convocados para a seleção que iria para o JIFCO, a Ana Vitória responde que: “Sinceramente, não esperava, porque ano passado não fui chamada e era o mesmo time, então já estava sem esperança”. Perguntamos também ao Daniel o que ele esperava viver deste momento sabendo que é seu último ano no instituto e de participação em um evento enquanto jogador representante do IFMT-TGA, ele nos responde: “Estou indo para esse campeonato não pensando em aproveitá-lo, pois é meu último ano. Estou indo e quero dar meu máximo, visto que quero vencer. Quero voltar campeão!”.

O discente Marco Antônio Camarço Alves, do 3° ano do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, foi medalha de ouro na modalidade Judô Masculino no JIFs na categoria Meio-Pesado, sendo assim, classificado para a Etapa Regional do JIFs. Ao questioná-lo sobre o que esperava dos resultados dos jogos do JIFCO e quais suas expectativas ele nos respondeu: “Eu espero que a nossa delegação consiga se classificar em todos os esportes para irmos com a delegação cheia para Fortaleza”. Vale destacar que todos os atletas disputam uma classificação na Etapa Nacional dos Jogos do Instituto Federal. Neste ano, o JIF acontece em Fortaleza (CE), entre os dias 23 a 27 de outubro de 2023.

Ao total, são 110 discentes-atletas que compõem a delegação que representará o IFMT, além disso, compõem a comissão 17 servidores, entre técnicos, professores de Educação física e treinadores, que acompanharão os atletas em todas as disputas nas modalidades de Atletismo Masculino e Feminino, Natação Masculino e Feminino, Judô Masculino e Feminino, Tênis de Mesa Masculino e Feminino, Xadrez Masculino e Feminino, Voleibol Masculino e Feminino, Basquetebol Masculino e Feminino, Futsal Feminino, Futebol Masculino, Handebol Feminino e Masculino e Vôlei de Praia Feminino e Masculino.