Campus Avançado Tangará da Serra apresenta Inovação tecnológica e projetos bem-sucedidos no 5º WorkIF

Publicado por: Reitoria / 29 de Novembro de 2018 às 14:24

A delegação do IFMT Campus Avançado Tangará da Serra participa da edição 2018 do WorkIF com uma equipe composta por 50 pessoas, sendo 41 estudantes e 9 servidores. Este ano, o evento terá palestras, exposição de stands, trabalhos, mesas redondas e apresentações culturais com o tema “uma conexão de descobertas”.

Durante a abertura do evento o grupo “danças urbanas”, composto por estudantes do campus realizou uma apresentação cultural.

Um destaque da participação da caravana é a grande quantidade de trabalhos, banners e apresentações orais aprovados. Entre os projetos apresentados nos stands do campus Tangará da Serra estão o projeto de robótica e projeto integrador, ambos do curso de manutenção e suporte em informática, que além de produzir protótipos robôs, resultou na criação de uma bengala com sensor de obstáculos para auxiliar pessoas com deficiência visual.

Outro projeto apresentado é o já conhecido pela comunidade local “IFeducativo”, que existe desde 2015 e consiste em preparar estudantes de 9° anos de escolas municipais/estaduais para concorrer a uma vaga no Instituto Federal, uma espécie de curso preparatório que atualmente tem 150 beneficiados divididos em duas turmas.

Coordenado pela professora Maria Cleonice, o projeto conta com o auxílio de 10 monitores e parceria de estudantes dos cursos de letras e matemática da UNEMAT, que ajudam a ministrar as aulas e elaborar e corrigir os simulados.

Também com cunho social, outro trabalho do Campus Tangará da Serra destaque no WorkIF é o projeto de extensão “mulheres catadoras”, fruto do programa Tereza de Benguela, que visa ofertar cursos de qualificação para mulheres, voltados à promoção de cidadania e geração de renda às participantes.

O “mulheres catadoras” é desenvolvido com as mulheres da cooperativa coopertan, que através do projeto passam por cursos de alfabetização e letramento, além de cursos de artesanato. O projeto coordenado pela professora Maria Cleonice recebeu o prêmio de experiências exitosas no REDITEC 2018.

(Fonte: Luiz Pereira da Costa Junior - IFMT Campus Juína)

Marcadores: ifmt_1