Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o IFMT Campus Tangará da Serra integrou à sua programação institucional as palestras do projeto “Educação Voltada à Sustentabilidade: Implantação de Coleta Seletiva no Campus Tangará da Serra”.
A iniciativa teve como principal objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos, promovendo práticas sustentáveis no cotidiano institucional.

As atividades foram realizadas em dois momentos distintos, contemplando diferentes públicos. No dia 9 de junho de 2026, no período noturno, a palestra foi direcionada aos estudantes do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, abordando a relevância da gestão de resíduos no ambiente organizacional e acadêmico. Já no dia 12 de junho, a ação envolveu os alunos do Ensino Médio Técnico, incentivando a reflexão sobre responsabilidade socioambiental desde a formação básica.
Como estratégia de incentivo à redução do uso de copos descartáveis, foram distribuídas garrafinhas ecológicas (squeezes) aos participantes ao final de cada encontro, reforçando os hábitos sustentáveis propostos pelo projeto.
Para a coordenadora do projeto, Camila Beatriz Bennemann, “as palestras foram fundamentais para promover a conscientização sobre a separação correta dos resíduos. A participação dos alunos foi positiva e contribuirá para o sucesso da implantação da coleta seletiva no campus”.
Além das ações educativas, o projeto também apresentou propostas práticas, como o mapeamento e a distribuição estratégica de lixeiras no campus. Foram definidos pontos de instalação com base na geração de resíduos e no fluxo de pessoas, incluindo coletores específicos para papel, kits de coleta seletiva e recipientes destinados a pilhas e baterias, garantindo maior eficiência e acessibilidade.

A iniciativa foi desenvolvida por uma equipe composta pelos servidores Camila Beatriz Bennemann, Michelle Fernanda Martin e Fernando Parra dos Anjos Lima, e pelas discentes Aline Fernanda Nunes Sampaio, Ana Júlia Maia Gonçalves, Camilli Vitória Santos Augusto e Ysis dos Santos Villela.
Para a discente e integrante da equipe do projeto, Ysis dos Santos Villela, o propósito principal da ação vai além da infraestrutura: “O grande objetivo do projeto é despertar em cada um de nós a responsabilidade diária com o nosso espaço. Levar essa conscientização para o campus é o primeiro passo para consolidarmos uma cultura verdadeiramente sustentável na instituição.”
Para a Chefe do Departamento de Administração e Planejamento do campus, Michelle Fernanda Martin, que também integra a equipe do projeto, iniciativas como essa fortalecem uma cultura institucional pautada na responsabilidade socioambiental e nas boas práticas de gestão. “Mais do que promover a coleta seletiva, buscamos incentivar uma mudança de comportamento que contribua para um campus mais consciente, organizado e sustentável. A adoção de práticas ambientalmente responsáveis também reflete princípios de governança, planejamento e eficiência na gestão pública, possibilitando o uso mais racional dos recursos, a redução de desperdícios e a geração de benefícios para toda a comunidade acadêmica.”

A integração entre teoria e prática reafirma o compromisso do IFMT com a formação de cidadãos conscientes e engajados com as questões ambientais, contribuindo para a construção de um ambiente mais limpo, organizado e sustentável.



