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TCC 2021

 

A GESTANTE NO MERCADO DE TRABALHO: DIREITOS E DEVERES DA COLABORADORA E DO EMPREGADOR
Acadêmica: Islaine Araujo de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Breno Dutra Serafim Soares

Resumo:
Esta pesquisa investiga os direitos da profissional gestante, buscando conhecer as dificuldades enfrentadas por mulheres em período gestacional em seu ambiente do trabalho. Ocorre que, de acordo com bibliografia da área, em muitos casos, as mulheres que tiveram filhos não voltam a ocupar o seu posto anterior e são lesadas por empresas que desconhecem os direitos da colaboradora ou agem de má fé. A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho é a pesquisa bibliográfica, pois buscou-se analisar, na legislação vigente do país e em literatura científica sobre o tema, quais são os direitos das funcionárias e quais as consequências da aplicação desses direitos quando tal acontecimento é observado na sociedade.
Palavras-chave: Gestação. Trabalho. Legislação. Direitos. Deveres.

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AFROEMPREENDEDORISMO E OS DESAFIOS DE INOVAÇÃO NO MERCADO
Acadêmica: Nayane Oliveira Martins
Orientador: Prof. Dr. Adilson Vagner de Oliveira

RESUMO:
A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar algumas experiências de afroempreendedores no Brasil ao fortalecer o mercado de trabalho. O estudo tem o propósito de revelar também como esses empreendedores têm feito para lidar com questões raciais e como deram início a esse negócio já que para a sociedade, o termo afroempreendedor ainda é novidade. A intenção do trabalho foi buscar pessoas que empreenderam para sair de uma crise particular e deram início a um pequeno negócio específico que representa a cultura negra e hoje faz parte da renda familiar. Para responder às questões abordadas foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário que foi enviado para 5 (cinco) pessoas, sendo essas de várias regiões do Brasil. Os resultados apontam que a) os afroempreendedores entrevistados primeiramente se capacitaram na área de empreendedorismo étnico para planejar a criação do negócio; b) os serviços oferecidos costumam ser inovadores no mercado; c) trata-se de empreendimentos de pequeno porte.
Palavras-chave: Afroempreendedorismo. Mercado. Oportunidade. Inovação.

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AUTONOMIA DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DIANTE DE CONFLITOS ORGANIZACIONAIS
Acadêmica: Allyne Zago Neves Nunes
Orientador: Prof. Dr. Adilson Vagner de Oliveira

RESUMO: Este estudo tem o objetivo de investigar o nível de autonomia do setor de Recursos Humanos (RH) na tomada de decisões diante de conflitos interpessoais em uma organização mato-grossense, com sede em Tangará da Serra e hoje com 5 (cinco) unidades no estado, atuante na comercialização de defensivos agrícolas e soluções ao agronegócio. A pesquisa foi realizada em uma das unidades do estado, localizada em Campo Novo do Parecis, no primeiro semestre de 2021. Em termos metodológicos, a investigação é caracterizada por sua natureza quantitativa, a coleta de dados se deu por meio de questionários virtuais com os responsáveis do setor de Recursos Humanos da organização e com 35 (trinta e cinco) colaboradores de diversos setores, as aplicações dos formulários foram on-line, através da plataforma Google Forms. Os resultados apontam que a organização oferece autonomia à gestão na resolução de conflitos e na manutenção de um clima organizacional saudável, valoriza o relacionamento e a abertura na comunicação entre o RH e os outros setores, sendo tópicos que a organização frisa manter e estão em constante busca de aperfeiçoamentos e melhorias cotidianas através de treinamentos aos colaboradores.
Palavras-chave: Autonomia. Recursos Humanos. Conflitos Organizacionais. Gestão

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CLIMA ORGANIZACIONAL E GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
Acadêmica: Aline Romagnolli Pinheiro
Orientador: Prof. Dr. Adilson Vagner de Oliveira

RESUMO:
Quais os impactos da mudança de gestão sobre o clima organizacional na percepção dos servidores lotados na prefeitura municipal? A fim de responder a essa questão de pesquisa, este trabalho tem por objetivo analisar as percepções de mudanças no clima organizacional no serviço público municipal após a troca de mandatos de prefeitos. E para isso utilizou-se de pesquisa bibliográfica, seguida de coleta de dados com aplicação de questionário de caráter misto - qualitativo e quantitativo, aos servidores públicos da prefeitura de Tangará da Serra/MT, durante o primeiro semestre de 2021. O questionário foi enviado para todos os setores da prefeitura, com finalidade de investigar a qualidade do clima organizacional dessa instituição pública local. Com uma amostra de 51 participantes, os resultados apontam que a mudança de gestão produziu pouco efeito sobre o serviço interno dos servidores e as mudanças tendem a afetar alguns setores com mais intensidades, principalmente, os cargos temporários. Além disso, a mudança de gestão foi percebida positivamente pela maioria dos servidores, talvez por fornecer novos fluxos na dinâmica do serviço público, renovar expectativas e dar movimento ao trabalho, assim como os servidores demonstram estar relativamente satisfeitos com o clima organizacional de seus setores, o que resulta em qualidade na prestação de serviços à população. 
Palavras-chave: Clima organizacional. Gestão pública. Prefeitura

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Customer Relationship Management: O uso de CRMs na gestão de clientes por empresas contábeis de Tangará da Serra – MT
Acadêmico: Alan Borba de Oliveira
Orientador: Prof. Me. Wilian Geovani Fiirst

Resumo:
O Customer Relationship Management (CRM) é caracterizado como uma importante ferramenta utilizada na ajuda das organizações por maior competitividade, permitindo que elas busquem inovações e se aperfeiçoem buscando um melhor
atendimento aos seus clientes. Desse modo, o objetivo deste projeto pautou-se na investigação do número de empresas contábeis em Tangará da Serra que fazem uso de software de CRM, e, utilizando-se de um questionário misto contendo 07
perguntas objetivas e 05 perguntas dissertativas enviado às 39 empresas de serviços contábeis deste município. Buscou-se informações para tabulação e quantificação de dados dessas empresas, e se estas estão preparadas para a contemporaneidade tecnológica computacional muito mais competitiva do que ao que estamos acostumados. Conclui-se que a maioria das empresas de contabilidade no município de Tangará da Serra - MT não utilizam ferramentas para gestão de relacionamentos com clientes, contudo, aquelas que fazem uso deste tipo de software responderam que a comunicação e organização administrativa/financeira se tornaram mais eficientes no gerenciamento de carteiras de seus clientes.
Palavras-chave: Gestão, Empresas, Ferramentas, Relacionamentos, Clientes.

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DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DA 3ªCIBM NO QUE TANGE O CONTROLE DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS UTILIZANDO A ANÁLISE SWOT
Acadêmico: Valdemir de Sousa Gomes
Orientadores: Jessé Garcia de Faria; Débora Borges dos Santos

RESUMO
Este trabalho apresenta um diagnóstico estratégico da 3ªCIBM – Companhia Independente de Bombeiros Militar “Valmir Bezerra de Jesus” no controle de incêndios florestais utilizando a ferramenta de análise SWOT, o diagnóstico realizado a partir de questionários aplicados aos militares da Companhia abordando assuntos relacionados ao trabalho, visando identificar os principais fatores internos e externos para o controle dos incêndios florestais, assim tabulado na ferramenta de gestão SWOT. Analisando as principais forças e fraquezas da corporação e correlacionando-as com as possíveis oportunidades e ameaças externas. Tal diagnóstico, se mostrou fundamental para identificar os fatores internos e externos que podem influenciar, tanto positivamente quanto negativamente na eficácia das ações de controle dos incêndios florestais pela 3ªCIBM. Conclui-se que os principais fatores identificados estão relacionados diretamente com a Gestão de Pessoas da Companhia.
Palavras-chave: Incêndios Florestais, Estratégia, Gestão de Pessoas, Análise SWOT.

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ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: DESAFIOS VIVENCIADOS POR PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA FEDERAL DE MT
Acadêmica: Gabriele da Silva Vieira Ranzolin
Orientador: Prof. Me Donizeti Ferreira Barbosa Junior

Resumo: O presente estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Pública Federal de MT, durante a pandemia da Covid-19. Trata de uma pesquisa qualitativa que teve o intuito de compreender os desafios vivenciados por professores de uma Instituição Pública Federal de Ensino, diante do contexto do ensino remoto na pandemia da Covid-19 e identificar as
dificuldades vivenciadas pelos docentes ao realizarem o ensino remoto. O estudo teve seu referencial teórico fundamentado em artigos científicos, e sites relacionados a temática pesquisada. Os dados foram coletados por meio de um questionário aberto, realizado no Google Forms, enviado aos docentes por e-mail. Para a análise dos dados seguimos as orientações da autora (TAQUETTE 2016). Os dados foram apresentados e discutidos em três categorias, intituladas: 1) Os desafios vivenciados por professores diante do contexto do ensino remoto na pandemia da covid-19; 2) As dificuldades vivenciadas pelos docentes ao realizarem o ensino remoto; 3) Experiências e avaliações da atividade docente na pandemia da covid-19. Os resultados revelados no estudo apontam: a necessidade de se adaptar aos meios tecnológicos; transformar o ambiente de trabalho; preparar o ambiente familiar para as gravações; interação entre aluno e professor e planejamento do ensino remoto.
Palavras-chave: Covid-19. Desafios. Dificuldades. Ensino Remoto. Pandemia.

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GESTÃO DE CONFLITOS EM UMA EMPRESA FAMILIAR: o caso de uma empresa do ramo de pulverização agrícola
Ana Rafaella Egues Paula Gomes
Orientadora: Profª. Drª. Maria José de Castro

Resumo:
Cada organização possui uma cultura que foi formada desde o início da sua constituição e altamente influenciada pelos valores, costumes e filosofia de negócio repassada pelos gestores e compartilhados por todos que ali atuam. O presente trabalho tem como objetivo verificar os impactos da gestão familiar nos conflitos e na formação da cultura organizacional em uma empresa familiar do ramo de pulverização agrícola do interior de Mato Grosso. A escolha do tema foi influenciada pela oportunidade de identificar o que acontece no ambiente de trabalho com relação a cultura local. A metodologia utilizada foi de abordagem quantitativa, tendo como ferramenta para levantamento dos dados junto aos funcionários a aplicação de um questionário via formulário eletrônico, sendo ele respondido por 08 pessoas. Os resultados da pesquisa apontaram que a cultura organizacional da empresa estudada foi se adaptando conforme os valores e crenças da gestão, demonstrando que a cultura organizacional da empresa influencia de forma positiva o seu método de profissionalização da gestão. 
Palavras-chave: Gestão familiar. Cultura organizacional. Conflitos.

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GESTÃO DE EQUIPES NA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA DE TANGARA DA SERRA-MT
Acadêmica: Solimar Ramos dos Santos Souza
Orientador: Dr. Breno Dutra Serafim Soares

Resumo:
Atualmente, as organizações têm exigido muito dos gestores de recursos humanos: inovações, criatividade e outras características para enfrentar a competitividade no território administrativo. Cabe a esse departamento a responsabilidade de selecionar líderes para fazer a gestão de pessoas na empresa, de forma a possibilitar o trabalho em equipe. Por isso, é de fundamental importância que líderes e RH atuem juntos para um bom clima organizacional. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza pela análise de estudo de caso em uma indústria alimentícia na cidade de Tangara da Serra-MT. Empresa essa na qual é composta por mais de 1.700 colaboradores e separado por inúmeros setores desde a área quente a área fria, atua na cidade desde o ano de 2003. A pesquisa realizada teve como instrumento de coleta de dado questionário aplicado com quarenta (40) líderes, bem como a investigação da problemática através de pesquisa bibliográfica de caráter quantitativo. Para que a pesquisa fosse desenvolvida, buscou-se informações para a coleta de dados através de um questionário online, composto por questões objetivas e discursivas via google forms e enviado link através de e-mails e whatsapp para que os líderes da indústria alimentícia na cidade de Tangará da Serra-MT pudessem responder.
Palavras-chave: Trabalho em equipe. Gestão. Liderança

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INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Acadêmica: Maria Carolina Rodrigues Borges de Melo
Orientador: Prof. Me. Jean-Claude Rodrigues da Fonseca

Resumo:
Este paper reflete sobre desafios e possibilidades da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, tendo como recorte empírico e geográfico a cidade de Tangará da Serra/MT. Em termos metodológicos, a pesquisa seguiu a abordagem qualiquantitativa de natureza básica, adotando a linha exploratória e descritiva por meio do levantamento bibliográfico e documental. Os capítulos estão sistematicamente organizados numa perspectiva que parte do geral para o particular (neste caso, através de depoimentos do grupo-alvo). Com base na presente investigação, observamos que a inserção da pessoa com deficiência no mercado vem crescendo gradativamente, não como fator espontâneo da sociedade, mas pela imposição da atual legislação brasileira. Embora, no caso desse segmento, as pessoas estejam, inclusive, qualificando-se mais, a não inclusão é o fenômeno mais recorrente na pesquisa, sobretudo em relação a oferta de emprego.
Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Preconceito. Inclusão. Mercado de Trabalho.

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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: ANÁLISE DE UMA EMPRESA DE PLANOS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA
Acadêmica: Aline Azevedo Paiva da Silva
Orientadora: Prof. Me. Katia Valeria Alves de Lima 

Resumo:
Tendo em vista a influência das emoções no contexto organizacional, este estudo teve por objetivo, compreender a relação entre as mudanças no clima organizacional, decorrentes da pandemia e o desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais em uma empresa de planos de saúde no estado de Mato Grosso, no contexto de crise sanitária da Covid-19. Em termos metodológicos foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental para dar sustentação teórica ao estudo da Inteligência emocional. Sendo também caracterizado pela natureza quali-quantitativa, que utilizou de meios para o levantamento de dados junto aos colaboradores com a aplicação de questionários em formulários eletrônicos do Google Forms, para viabilizar a maior participação possível, levando em consideração que a organização pesquisada conta com um quadro de 96 funcionários. Como recorte, envolveu o contexto da pandemia da Covid-19. Diante dos resultados da pesquisa, a empresa obteve dados podendo subsidiar-se deles para posteriores tomadas de decisões. Os resultados da amostra indicaram também, que de certa forma, houveram impactos ao clima organizacional decorrentes da crise sanitária e que a Inteligência emocional pode ser uma ferramenta muito útil para melhorar positivamente essas mudanças.
Palavras-chave: Inteligência Emocional. Clima organizacional. Crise sanitária.

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