início do conteúdo

NAPP

 O Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPP) está vinculado ao Departamento de Ensino e tem como principal objetivo acompanhar educadores, educandos e suas famílias, no que refere aos processos de ensino-aprendizagem, desempenho escolar e demais atividades educacionais, como dinâmicas de aulas, processo de avaliação, projetos interdisciplinares e análise de materiais didáticos.

Composto por equipe multidisciplinar nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Intérprete de LIBRAS além de assistente de aluno, o NAPP é coordenado pela pedagoga Francianye Fernanda Jorte da Costa.

Confira as competências de cada integrante da equipe multidisciplinar do NAPP:

Assistente de Aluno

Assistir e orientar os alunos no aspecto de disciplina, lazer, segurança, saúde, pontualidade e higiene, dentro das dependências escolares. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Assistente Social

Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Intérprete e Tradutor de LIBRAS

Traduzir e interpretar artigos, livros, textos diversos, bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em outro idioma, reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Pedagogo

Implementar a execução, avaliar e coordenar a (re)construção do projeto pedagógico do ensino médio, superior e profissionalizante com a equipe escolar. Viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Psicólogo

Atuar no âmbito da educação formal realizando pesquisas e intervenção preventiva em grupo e individualmente. Colaborar para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino de aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre às dimensões política, econômica, social e cultural. Envolver, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo ensino-aprendizagem, promovendo a articulação entre família e instituição educacional. Trabalhar em consonância com o Plano Nacional de Assistência Estudantil para o desenvolvimento da área de assuntos estudantis. Nesta tarefa, considera as características do corpo docente, do currículo, das normas da instituição, das leis, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema. Em conjunto com a equipe, colaborar com o corpo docente e técnico na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais. No âmbito administrativo, contribuir na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resultará na realização dos objetivos educacionais. Desenvolver grupos de orientação profissional para alunos, com o objetivo de analisar criticamente o mundo do trabalho e articular a educação profissional às escolhas de cada um, inclusive educadores. Analisar as características do indivíduo portador de necessidades especiais para orientar a aplicação de programas especiais de ensino, em parceria com a comunidade escolar. Realizar seu trabalho em equipe interdisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais profissionais da educação. Elaborar, executar e avaliar, em equipe multiprofissional, programas de desenvolvimento de recursos humanos. Elabora programas de melhoria de desempenho, aproveitando o potencial e considerando os aspectos motivacionais relacionados ao trabalho. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Atendimento do NAPP

Segunda, quarta e quinta-feira: 7h00min às 18h00min e 18h30min às 21h00min
Terça e sexta-feira: 7h00min às 13h00min e 13h30min às 18h00min
napp@tga.ifmt.edu.br
(65) 3311 8527

 

Coordenadora

Francianye Fernanda Jorte da Costa
francianye.costa@tga.ifmt.edu.br
(65) 3311 8527
Segunda-feira das 12h00min às 17h30min e das 18h30min às 21h00min
Terça, Quarta, Quinta e Sexta-feira das 8h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min

 Assistente Social

Raiany Ilaila Oliveira Nunes
raiany.nunes@tga.ifmt.edu.br
(65) 3311 8527
Segunda, Terça, Quinta e Sexta-feira das 7h00min às 11h30min e das 13h30min às 17h00min
Quarta-feira das 12h00min às 17h30min e das 18h30min às 21h00min

 Tradutor e Intérprete de LIBRAS

Leonardo Santana de Lima
leonardo.lima@tga.ifmt.edu.br
(65) 3311 8527
Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras: das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min
Terça-feira: das 12h00min às17h30min e das 18h30min às 21h00min

Psicóloga

Brísida Regina de Almeida Alcântara
brisida.alcantara@tga.ifmt.edu.br
(65) 3311 8527
Segunda, Terça, Quarta e Sexta-feira das 8h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min
Quinta-feira das 12h00min às 17h30min e das 18h30min às 21h00min

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado Tangará da Serra

Rua José de Oliveira (28), 980 N - Bairro: Vila Horizonte - CEP: 78302-116

Telefone: (65) 3311-8500

Tangará da Serra/MT