IFMT realiza 5º Encontro dos Comunicadores

Publicado por: Reitoria / 23 de Março de 2022 às 11:43

O Instituto Federal de Mato Grosso realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de março, o 5º Encontro dos Comunicadores do IFMT, na sede do Sicoob, no bairro Alvorada, em Cuiabá (MT). O Encontro, que tem como objetivo realizar o alinhamento estratégico da área de Comunicação Social da Instituição com todas as unidades, contará com a participação do reitor Julio César dos Santos.

O diretor Executivo do IFMT, Cristovam Albano da Silva Junior, pontuou que a Comunicação é um desafio em qualquer instituição, em especial no IFMT por se tratar de uma estrutura multicampi que está inserida numa grande dimensão geográfica que é Mato Grosso, e com regiões de características diferentes, o que faz com que esse desafio fique mais acentuado.

“O 5º Encontro dos Comunicadores do IFMT é importante para o alinhamento dos interesses institucionais na área de comunicação e objetiva a busca de uma unicidade dentre os profissionais da área, de forma a fortalecer a marca IFMT nos municípios onde está inserido, levando à sociedade o conhecimento de toda a nossa potencialidade”, disse Albano.

A chefe do Departamento de Comunicação Social da Reitoria, Natalia Ferraz Pavanelli Ormond destacou que o último encontro dos comunicadores ocorreu em 2016, por isso a necessidade do encontro para o alinhamento estratégico da comunicação.

“Nesse evento iniciaremos os trabalhos para a criação da Política de Comunicação do IFMT – documento necessário para amparar a atuação da Comunicação, com a participação do consultor e professor sênior da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) Wilson da Costa Bueno. Também abordaremos a questão de compras coletivas no intuito de estruturar as assessorias e teremos uma palestra com a jornalista Luzimar Collares, sobre os impactos da comunicação em uma instituição”, conta Natália Ormond.

Sobre o consultor, Wilson Bueno já orientou mais de 120 dissertações de mestrado e teses de doutorado em Comunicação Organizacional / Jornalismo Especializado, tendo participado de mais de 300 bancas de pós-graduação. Ele tem mais de uma dezena de livros e e-books publicados na área, além de duas centenas de capítulos de livros e artigos em revistas acadêmico-científicas do Brasil e do exterior.

O professor Wilson Bueno atuou como assessor/consultor em projetos de elaboração da Política de Comunicação para a Embrapa, para seis Institutos Federais e, no momento, desenvolve o mesmo trabalho para dois Institutos Federais (IFSP e IFBA). Ele também atuou como consultor para a criação da Política de Comunicação de universidades, com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e para a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

O Encontro também terá a participação da professora Sonia Guimarães que está auxiliando no planejamento estratégico da gestão da comunicação do IFMT. Outros pontos que serão tratados nesse evento são: a integração da Reitoria e os campi nos eventos macro como Marte e JIFs, a padronização e produção de conteúdo para as redes sociais, entre outros.

5º. ENCONTRO DE COMUNICADORES DO IFMT

Data: 24 e 25/03/2022