IFMT inicia nesta quarta-feira (06) a construção da Política de Comunicação

Publicado por: Reitoria / 5 de Abril de 2022 às 11:45

A Política de Comunicação é um instrumento importante para a gestão da comunicação. É um documento que reúne princípios, orientações e recomendações para a área de comunicação, de acordo com a missão, a visão e os valores da instituição.

Seu propósito é estabelecer as principais diretrizes do relacionamento da organização com seus públicos estratégicos (internos e externos), para, de maneira integrada, atingir as finalidades das ações de comunicação e atender aos princípios da administração pública.

O Instituto Federal de Mato Grosso iniciará, no dia 6 de abril de 2022, as discussões com a comunidade acadêmica para a construção de sua Política de Comunicação. As discussões serão feitas a partir de um processo democrático, permitindo que a comunidade acompanhe e participe de cada uma das etapas.

No período matutino, das 10 às 12 horas, haverá uma reunião online com a comissão responsável diretamente com os trabalhos, que são os comunicadores dos campi e servidores dos setores estratégicos da instituição.

No período da tarde, às 14 horas, no canal IFMT.Oficial no Youtube, será realizado para toda a comunidade acadêmica um Seminário de Apresentação da Política de Comunicação para os gestores e demais públicos internos do IFMT, com a condução do consultor externo, o professor doutor sênior da USP, Wilson da Costa Bueno.

Segundo o professor doutor Wilson da Costa Bueno, a Política de Comunicação representa, efetivamente, um instrumento estratégico de gestão e sua construção está em sintonia com a complexidade crescente do processo de gestão da comunicação nas organizações.

“A elaboração da Política de Comunicação por uma instituição pública, como o IFMT, tem como pressupostos a transparência, o interesse público, a impessoalidade, a participação da comunidade, características presentes no desenvolvimento deste processo na Rede Federal, nos institutos e empresas de pesquisa e nas universidades públicas” explica Bueno.

Bueno acrescenta ainda que a Política de Comunicação explicita as diretrizes básicas que orientam e legitimam o processo de interação de uma instituição pública com os seus públicos estratégicos e a sociedade de maneira geral. Desta forma, contribui com subsídios relevantes para o planejamento e a prática da comunicação institucional.

O diretor Executivo, Cristovam Albano da Silva, aponta que depois de 12 anos de existência do Instituto Federal de Mato Grosso a instituição terá uma oportunidade ímpar, de forma democrática, proporcionar a todos os comunicadores e servidores da Instituição de parar e pensar quais as necessidades e caminhos estruturais a serem percorridos pelo IFMT.

"Isso será alicerçado com a elaboração da Política de Comunicação. Será um momento importante para o IFMT no quesito Comunicação. Tanto que terá a participação de todas as áreas da Instituição", reforça Albano.

Saiba quem é Wilson da Costa Bueno

Wilson Bueno é bacharel em Jornalismo e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com mais de 30 anos de experiência em Comunicação Organizacional.

É professor sênior da USP e atuou como assessor/consultor na elaboração da Política de Comunicação de diversas instituições: Embrapa, Institutos Federais (IFSC, IFES, IFGoiano, IFRJ, IFRS, IFNMG), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). No momento, além de assessorar o IFMT, desenvolve o mesmo trabalho para dois IFs - IFSP e IFBA. Bueno é referência no assunto no País.