VI WorkIF Pesquisador terá 450 participantes no Campus Sorriso

Publicado por: Reitoria / 21 de Novembro de 2019 às 13:19

Na segunda-feira (25), tem início em Sorriso a 6ª edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Chamado de WORKIF, o evento acontece no IFMT - Campus Sorriso e reúne apresentações de estudos científicos desenvolvidos nas unidades do Instituto Federal em todo o estado. Na programação ainda constam palestras, pitch de ideias e apresentações culturais.

Esta será a primeira vez que o workshop acontece no interior do estado e nesta edição inaugura um formato novo, direcionado a pesquisadores e a estudantes atendidos por bolsas de iniciação científica. Mesmo assim, o evento é aberto à participação da população e a entrada é gratuita. Para os candidatos que se inscreveram na página oficial, há ainda a emissão gratuita de certificado de participação.

“O foco do Workif Pesquisador é a divulgação para a sociedade das ações de pesquisa e inovação tecnológica dos nossos editais lançados em 2018 e 2019. Esse evento está voltado diretamente para os pesquisadores e discentes bolsistas de CNPq e Fapemat”, disse o diretor de Pesquisa e Inovação do IFMT, professor José Luiz Siqueira.

Siqueira explicou que nesta edição a comissão organizadora limitou a participação de público em 450 participantes por conta da estrutura do local e para reduzir custos.

“As inscrições se encerraram no dia 20 de novembro. Foram submetidos 239 trabalhos que ainda passarão por uma analise se todos irão se apresentar. Esperamos uma média de 180 trabalhos a serem apresentados, entre projetos de pesquisa e inovação tecnológica”, salientou Siqueira.

A abertura será no dia 25 novembro, às 19 horas, com a palestra “Novo Marco Legal, Lei de Inovação, Perspectivas e Possibilidades”, com o professor do IFMT – Campus Cáceres, Alexandre Santos, a servidora da Propes-IFMT, Silvana Santos Cruz e a procuradora da Unemat, Jaqueline Albino.

No dia 26, o Workif começa às 8h30, com duas palestras simultâneas, uma voltada para os estudantes e outra para os professores pesquisadores, “Relatos de casos de sucesso” com ex-alunos do IFMT (Roberta Cristiane Ribeiro -  IFMT, Kaime Silvestre – UFJF, Júnior Erdmann Streicham – IFMT, Pedro Gabriel Souza – IFMT e Talissa Gonçalves - SUINOBRAS) e "Pesquisa: Interação com setor produtivo” com os palestrantes Élio Barbieri – IFMT, Carlos Eduardo – UNISELVA  ,Tiago Stefanello Nogueira - Sindicato Rural de Sorriso e Afrânio Cesar Migliari - APROFIR.

No período da tarde, haverá apresentação oral dos trabalhos de pesquisa. Cada trabalho terá 10 minutos para ser apresentado com uma tolerância de até 5 minutos, caso ocorra alguma pergunta. No dia 27, o dia inteiro será a apresentação dos trabalhos/produtos de inovação tecnológica e será concluído com a abertura da Jornada Científica de Pesquisa e Extensão do IFMT Campus Sorriso (Jocipe 2019).

As inscrições para o VI WORKIF – PESQUISADOR já se encerraram. No endereço - https://eventos.ifmt.edu.br/ é disponibilizada a programação completa do evento.

Dieison Guisolfi / IFMT – Campus Sorriso com colaboração de
Juliana Michaela/ Ascom/Reitoria/IFMT