Rondonópolis receberá entre os dias 15 e 17 de outubro a II Mostra de Arte do IFMT

Publicado por: Campus Rondonópolis / 11 de Outubro de 2019 às 16:37

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizará, em Rondonópolis, a II Mostra de Arte (MArte). O evento sediado pelo Campus Rondonópolis tem o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Rondonópolis. Diversos pontos da cidade serão utilizados para as atividades com belíssimos espetáculos apresentados por estudantes do ensino médio dos 19 Campi do IFMT.

A MArte é um evento itinerante do IFMT, e a primeira edição ocorreu em Cuiabá, e o primeiro Campus do interior a sediá-lo será Rondonópolis, com apresentações artísticas totalmente gratuitas, que abrangerão as áreas de dança, música, teatro, poesia, audiovisual e artes visuais.

A abertura do evento acontecerá no dia 15, a partir das 15h, com o Desfile das Fanfarras, que contará com a participação das escolas do município, os desbravadores, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Verde e dos IF’s. A concentração do desfile será na Praça Brasil e seguirá pela Avenida Amazonas até o Casario, que atualmente é considerado um dos palcos culturais de Rondonópolis.

No Casario, a população será recepcionada pelas Orquestras de Violões dos Campus Cáceres e São Vicente, que estão preparando um show especial para os amantes das músicas clássicas sertanejas.

Nos dias 16 e 17, o evento ocorrerá no Campus Rondonópolis, com espetáculos no período da manhã e da noite. Sendo que no dia 16, as atividades serão totalmente voltadas para o público adolescente e adulto. E no dia 17 pela manhã, o IFMT preparou atividades especiais para crianças de 5 a 12 anos. E em parceria com a Prefeitura, serão apresentadas peças de teatro, dança e artes visuais para alunos das escolas municipais.

Ainda no dia 17 no período matutino, haverá a Mostra de Audiovisual no cinema do Rondon Plaza Shopping. Serão mais de 5 horas de curtas metragens produzidos pelos estudantes do IF de todo Estado. O momento promete ser mágico, já que muitos alunos do interior nunca estiveram antes em uma sala de cinema.

Uma seleção especial de peças também foi feita para se apresentar no Sesc de Rondonópolis. São peças preparadas por professores e alunos e já apresentadas nas cidades de origem. Com isso, a MArte fecha suas ações em diversos pontos da cidade.

No total, serão 15 apresentações de artes cênicas, 17 espetáculos de dança, 27 apresentações musicais e a exposição de diversas obras de cinco Campi.

A MArte tem o objetivo de promover a cultura nas cidades onde há polos do IFMT, e apresentar à população o trabalho artístico produzido com os estudantes. Em Rondonópolis, o IFMT tem um corpo discente formado por cerca de mil alunos, desde o ensino médio ao ensino superior, além de ofertar cursos de formação continuada e projetos de extensão à pessoas que estão fora do mercado de trabalho ou que precisam de capacitação.

Com o slogan, ‘MArte, onde você encontra Arte em Rondonópolis’, o evento promete ser um dos maiores no cenário artístico e cultural da região Sul de Mato Grosso.