Marcos Pianger, autor do livro ‘Papai é Pop’ palestra no segundo dia do WORKIF

Publicado por: Reitoria / 29 de Novembro de 2018 às 11:06

O fechamento do segundo dia de atividades do V Workshop De Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, nesta quarta-feira (28) contou com a participação de Marcos Pianger, considerado, atualmente, um dos maiores palestrantes na área de tecnologia, inovação e criatividade. Pianger, que é egresso do IFSC, explorou o tema “Inovação: Uma espiada no futuro”.

Marcos destacou a importância da participação dos adolescentes na criação de um mundo melhor, pontuando principalmente que o futuro será criado pelos jovens, que hoje estão no Instituto Federal.

De acordo com Pianger, os jovens estão tentando entender, inventar, explicar e reexplicar o mundo, e, por isso, eles são a geração que irá romper padrões. E a escola exerce um papel importante nessa construção, pois os professores são os direcionadores das novas mentes.

Fazendo comparações entre o passado e a atualidade, Marcos foi mostrando aos alunos que é sempre possível inventar uma tecnologia nova e melhorar um sistema existente. E que os tempos de crise são as melhores fases para a criação de novas ideias.

Pianger disse que falar para um público do IF é um momento de nostalgia. Mas ao mesmo tempo, sente esperança de estar falando com jovens que possam se inspirar em suas vivências.

“É louco como a vida tem ciclos, então sempre que esbarro em um ponto de nostalgia, me bate uma melancolia de estar com barbas brancas, mas me dá esperança de estar falando com pequenos ‘Marcos’,  a esperança de falar com jovens que vão sair inspirados por uma fala que eu gostaria de ter ouvido quando tinha a idade deles. Procuro manter uma fala otimista com relação ao comportamento dos jovens, muitas vezes olhados com desdém e pessimismo. Sou um otimista”, destacou.

Marcadores: ifmt_1