IFMT promove I Capacitação para Comissões de Heteroidentificação

Publicado por: Reitoria / 14 de Outubro de 2019 às 14:58

O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e de Fronteira, Maria Dimpina (NEABI/NUMDI) e da Diretoria de Política de Ingresso (DPI), realiza, no período de 30 de outubro a 1º de novembro, o I Curso de Capacitação para Comissões de Heteroidentificação de Pretos e Pardos.

Na manhã do primeiro dia, após a abertura do evento às 8:30, que será feita pelo reitor Willian Silva de Paula, acontece a palestra “Trajetória da Legislação Racial no Brasil. Políticas Públicas de reparação como combate ao racismo institucional e estrutural na sociedade brasileira”.

Em seguida, terá lugar a Roda de Conversa: Colorismo e Pigmentocracia, com Lucas Santos Café. A mediadora será a Profa. Marilane Alves Costa, da Pró-reitoria de Ensino do IFMT.

A palestra "Experiências com heteroidentificação: de membro do NEABI a cotista" será ministrada pela professora do IFMT campus Sorriso, Renata de Oliveira Carvalho, com atuação no NEABI (Núcleo de estudos Afro-brasileiro e indígena do IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense). A mediação será feita pela Profa. Marilane Alves Costa.

À tarde, a palestra sobre Lei 10.639/2003 e suas diretrizes ficará a cargo do professor do IFMT Campus Primavera do Leste, Lucas Santos Café, que realiza projetos de pesquisa nas áreas de Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, Educação Anti-racista e Implantação da Lei 10.639/03 no ensino médio e tecnológico. A mediadora será a Profa. Maristela Guimarães, ouvidora do IFMT.

Às 15h será a vez do cineasta Leandro Peska apresentar o seu documentário "Sob múltiplos olhares", um panorama das diferentes visões e experiências que estudantes, professoras (es) e gestores educacionais da rede pública de educação básica de Cáceres, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) tiveram com os processos de implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterada pela Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira na rede de ensino nacional. O filme foi selecionado para a 4ª Mostra de Cinema Negro de MT (Cubo Mágico, Negra/UNEMAT).

Um debate e uma Roda de Conversa: "Quem era eu quando cheguei hoje aqui? Como saio da experiência de hoje?" Relatos para documento, fecham as atividades da tarde.

Oficina e Relatório

"Heteroidentificação e cotas raciais: dúvidas, procedimentos e metodologia". Este será o tema das discussões da manhã do dia 31, coordenadas por Gleidson Renato Martins Dias e Paulo Faber. O primeiro, é membro da Coordenação Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado, membro e idealizador do Fórum Nacional de Comissões de Heteroidentificação e membro da Comissão para Verificação da Veracidade Pertencimento Racial nos Concursos Públicos da Secretaria De Modernização, Administração e Recursos Humanos do Rio Grande Do Sul.

Paulo Faber é Doutorando em Educação PPGEDU UFRGS - Linha Políticas e Gestão Educacional, membro da Comissão de Ingresso, Permanência e Êxito de Estudantes Negros no IFRS e organizador do livro Heteroidentificação e Cotas Raciais. A partir das 13h30, haverá uma oficina para realização das Bancas de Heteroidentificação.

No dia 1º de novembro, a partir das 8h, a experiência das Instituições Públicas de Ensino com Heteroidentificação será apresentada por Marilane Alves Costa do IFMT, Cândida Soares do Nepre UFMT e Laudicéia Fernandes da Unemat. A mesa será coordenada por Gleidson Renato Martins Dias e Paulo Faber. Encerrando o evento, às 10h30 será a elaboração de relatório final com resposta ao questionamento: "É possível adotar critérios comuns/objetivos para as comissões de heteroidentificação?"

Para se inscrever, acesse: https://forms.gle/xc7iCPhZFbFE4fhU8